Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 08 de Julho de 2008 às 10:03
Por: Daniel Dino

    Imprimir


“A gestão pública em Mato Grosso, na maioria dos municípios, está se preocupando mais com a qualidade de vida das pessoas. Ela está se adaptando rapidamente ao que a população quer. O reflexo disto irá aparecer nos próximos apontamentos do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)”. Neste cenário descrito pelo governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, cinqüenta prefeitos receberam nesta segunda-feira (07.07) o prêmio RDM Gestão Pública. Os homenageados foram escolhidos por meio de uma pesquisa onde os moradores de cada cidade apontaram as qualidades da atual administração, sendo os melhores avaliados indicados para o prêmio.

O governador apontou que estes prefeitos devem deixar suas prefeituras prontas para manterem suas atividades, uma vez que todos assumiram seus mandatos em acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal. “Esta premiação é um reconhecimento ao trabalho que está sendo feito em Mato Grosso. Tenho viajado muito pelo Estado, e dos 141 municípios, acredito que uns 130 merecem este reconhecimento”. Maggi lembrou que boa parte do resultado veio em reflexo ao compromisso assumido entre o Estado e os Municípios em 2003, quando os gestores se comprometeram em fazer com que as ações do Governo chegassem até o cidadão com mais força e velocidade.

Destacando o trabalho realizado em cada Prefeitura, o coordenador do MT Regional, José Aparecido dos Santos, pontuou que a premiação pertence a mais pessoas que somente o prefeito. “Esta homenagem é fruto do trabalho de várias pessoas compromissadas. São os técnicos de cada secretaria que desempenham seu trabalho com responsabilidade e seriedade”.

O diretor-geral da revista RDM, João Pedro Marques, explicou que todo o processo dos prêmios foi custeado pela própria empresa, o que garante autonomia na escolha dos premiados. Ele destaca ainda, que assim como as empresas, muitos segmentos da administração pública têm se esforçado em se aperfeiçoar, primando pela qualidade no serviço público e agilidade no atendimento aos cidadãos. Esse empenho está ajudando a moldar um novo perfil nos órgãos públicos, mais moderno e eficiente, como exigem os novos tempos de desenvolvimento socioeconômico que o país atravessa.

O evento também contou com a presença do presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes. Ele destacou que o prêmio incentiva o gestor de onde as pessoas efetivamente vivem. “O prefeito é o mais próximo das pessoas. Ele é o administrador que recebe diretamente as cobranças da sociedade. É sim necessário fazer homenagens a eles quando cumprem seu papel com maestria”.

PESQUISA - A metodologia não levou em consideração o potencial econômico de cada município, mas sim o índice de satisfação relatado pelos moradores que responderam à pesquisa. Assim, embora com menor receita e conseqüentemente, menor índice de investimento em obras públicas, municípios menores figuram no mesmo patamar de classificação de outros, cuja economia desponta entre as principais do Estado.

O sistema de apuração foi elogiado pelo vice-governador do Estado, Silval Barbosa. Ele defendeu que cada prefeito está mostrando que não basta lutar para conseguir recursos públicos, mas sim a maneira como eles são aplicados. Silval afirmou que ouvindo a população diretamente fica mais fácil levantar quais administrações estão de acordo com o que o munícipe espera do gestor.

A pesquisa foi feita pela NewComD@tes Tecnologia de Informação, nos 141 municípios mato-grossense, e indagou dos entrevistados quais as secretarias que melhor atendem aos cidadãos; que nota eles dão à administração local ou ainda, que conceito, entre ótimo e péssimo, os moradores atribuem à cidade onde moram. Mais de 7.500 pessoas com idade entre 16 anos ou mais responderam, de forma espontânea aos questionamentos, e ajudaram a definir o quadro das administrações mais bem avaliadas no Estado.





Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/177240/visualizar/