Brunetto propõe regularização de áreas rurais em Mato Grosso
O deputado Ademir Brunetto (PT) vem contribuindo nos estudos de um grupo de trabalho do Incra, em Cuiabá, para a regularização fundiária rural em várias regiões do estado de Mato Grosso ainda neste ano e 2009.
O objetivo é concluir a fase de estudos de áreas relacionadas no quadro de propriedades sem titularização para encaminhar ao Ministério do Desenvolvimento Agrário, em Brasília. A partir disso, o órgão vai determinar ao Incra em Mato Grosso a regularização que vai beneficiar centenas de famílias atentas ao desdobramento desse tipo de pendência há pelo menos meio século. “É uma forma justa que o governo federal junto com o Estado busca para atender as necessidades dessas famílias rurais”, disse Brunetto.
As comparações de dados estão sendo feito por uma comissão mista de servidores sob a coordenação do chefe substituto do Incra, Xisto Silva, nas dependências do Incra e Assembléia Legislativa. De acordo com Xisto Silva, o objetivo a princípio é de elaborar a programação prévia das ações traçadas pelo Incra em todo o estado de Mato Grosso para chegar às áreas rurais.
Segundo Ademir Brunetto, a regularização dos títulos é importante para os proprietários que vão poder obter juntos as instituições financeiras, recursos para investimentos em suas áreas. Ao todo serão beneficiadas aproximadamente 2 mil famílias de trabalhadores rurais.
O Incra pretende iniciar o trabalho em 1,5 mil hectares de propriedades divididas em cinco regiões do estado de Mato Grosso.
Comentários