Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 26 de Junho de 2008 às 20:02

    Imprimir


O arquiteto José Portocarrero, em dois contatos com o presidente nacional do PT, deputado Ricardo Berzoini, aceitou a desistência da pré-candidatura a prefeito, mas agora quer ser vice da chapa de Mauro Mendes (PR). Ele motivou até Berzoini a apresentar, como uma das recomendações para apreciação do diretório municipal de Cuiabá, a idéia de Portocarrero vir a substituir a ex-deputada Vera Araújo na composição da chapa PR-PT.

As correntes Articulação de Esquerda, que se reúne nesta quinta à noite para avaliar a indicação da Nacional, e a Unidade na Luta não aceitam Portocarrero como vice. Como a própria Executiva presidida por Berzoini observa que prevalecerá a decisão da maioria, tudo indica que o arquiteto não terá a mínima chance de ser indicado para vice da Mendes.

Berzoini chamou Portocarrero para uma reunião em Brasília, nesta quinta. Sugeriu ao "prefeiturável" que "jogasse a toalha" para permitir a manutenção da aliança com o PR do candidato ao Palácio Alencastro, empresário Mendes. Dessa composição, o PT indicou a ex-deputada Verinha como vice. Portocarrero retrucou. Disse que até aceitava a aliança, desde que ele próprio fosse o nome escolhido para compor a chapa.

Nesta quinta, Berzoini voltou a falar com Portocarrero, desta vez por telefone. Nos bastidores, Portocarrero, que venceu as prévias numa disputa contra Alencar Farina, mas não teve o nome homologado pelos diretórios municipal e estadual, agora já teria recuado da disputa. Mas, perguntado pelo RDNews logo após o telefonema do presidente nacional do PT se, de fato, abriu mão da pré-candidatura, José Portocarrero sorriu, perguntou de quem teria vindo essa informação e comentou, um tanto cauteloso: "Entendo que é hora de muita atenção. Não posso falar porque é uma questão interna nossa, do PT".

O PT deve excluir de vez Portocarrero da disputa em reuniões programadas para esta quinta à noite e também na sexta, antes do início da convenção em Cuiabá, prevista para iniciar às 18h, na Câmara Municipal. Tudo já está praticamente definido. Os petistas, conforme desejo dos blocos majoritários, principalmente da Unidade na Luta e da Articulação de Esquerda, vão mesmo estar no palanque de Mauro Mendes, que integra a turma da botina, grupo do governador Blairo Maggi.

Eis, abaixo, a nova recomendação do presidente do PT

"Brasília, 26 de junho de 2008

O Diretório Municipal de Cuiabá-MT, a partir da determinação da CEN a este presidente, no sentido de buscar uma solução para o impasse verificado na definição da tática eleitoral para as eleições municipais, dialogando com o Sr. José Afonso Portocarrero, com base nas resoluções da CEN, e buscando a unidade possível do PT nesse processo, encaminho em nome da CEN os seguintes itens para que sejam referendados pela Convenção Municipal:

1 – A tática eleitoral de alianças com o PR e o PMDB para coligação majoritária.

2 – O apoio ao nome indicado pelo PR à prefeitura de Cuiabá, Sr. Mauro Mendes.

3 – A indicação do Sr. Portocarrero a vice-prefeito de Cuiabá.

Estes encaminhamentos devem assegurar a coesão e a participação da militância petista em mais essa importante disputa político eleitoral.

Saudações Petistas"

RICARDO BERZOINI

Presidente Nacional do PT





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/177859/visualizar/