Sérgio Ricardo diz que AL levará projeto para outras cidades
O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Sérgio Ricardo (PR) recebeu na noite de ontem uma Moção de Congratulações outorgada pela Câmara Municipal de Primavera do Leste (240 quilômetros da capital) em reconhecimento ao seu apoio e empenho para a conclusão, nas dependências da nova sede daquele legislativo, do Instituto Memória da cidade, o primeiro em âmbito municipal em Mato Grosso. Para o presidente da Câmara vereador Eraldo Fortes (DEM), “sem o empenho e apoio integral da Assembléia Legislativa o instituto não seria possível, uma vez que a experiência foi toda repassada”.
O presidente da ALMT, Sérgio Ricardo, anunciou que o projeto de apoio para a criação do instituto em âmbito municipal está disponível para todas as cidades interessadas. O parlamentar também destacou a força e pioneirismo das famílias que ao longo dos últimos 22 anos fizeram em Primavera do Leste um desenvolvimento considerado recorde, e parabenizou o parlamento municipal por ter despertada para a importância de preservar essa história. “Todo documento que vemos aqui conta alguma coisa. A história tem que ficar guardada e tem que ser contada, Primavera está de parabéns”, disse Sérgio.
O presidente da Câmara, Eraldo Fortes informou que além da parte documental, com leis, decretos e outras peças importantes da história local, o acervo do Instituto Memória de Primavera conta com uma inovação. Ao todo 150 horas de depoimentos gravados em vídeo nos quais os próprios pioneiros e seus descendentes contam a história de criação e desenvolvimento da cidade desde a década de 70 até os dias atuais. Os dois presidentes, Sérgio (da ALMT) e Eraldo (do legislativo de PVA) destacaram a importância do empenho da jornalista Maria Luiza para que o projeto se consolidasse dentro desta perspectiva de inovação. Todos os vídeos ficam á disposição de pesquisadores e curiosos. A secretária do Instituto da AL, Isis Catarina também foi homenageada.
Entre as diversas autoridades que presenciaram a inauguração do instituto na noite de ontem o ex-governador Frederico Campos, fez um relato da história de Primavera do Leste no contexto estadual e nacional. Para Campos, a chegada de migrantes de diversas partes do país impulsionou o desenvolvimento local. Para ele “Primavera venceu porque trouxe para cá pessoas que queriam crescer”. Demonstrando respeito e reconhecimento, o cuiabano Frederico Campos, expressou “eles chegaram para tomar conta e para fazer desenvolver e o fizeram”.
A inauguração do Instituto Memória foi parte de uma ampla programação desenvolvida em Primavera do Leste durante toda esta semana. Na terça-feira aconteceu a inauguração da nova sede do parlamento primaverense. Hoje, quinta-feira tem Sessão Solene de outorga de título de Cidadão Benemérito à todos os pioneiros da cidade. A programação inclui a exibição de um vídeo compacto da história contada por esses pioneiros. Amanhã, sexta-feira será uma noite cultural e de louvor. Um encontro ecumênico vai encerrar a semana de festividades.
Comentários