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Politica Brasil
Terça - 17 de Junho de 2008 às 16:46
Por: Elzis Carvalho

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Mato Grosso podem ter nova disciplina na grade curricular

O jogo de xadrez será mais uma alternativa pedagógica para os estudantes das escolas públicas de Mato Grosso. O objetivo é desenvolver habilidades nos alunos tais como: a memorização e o raciocínio lógico. Proposta que trata desse assunto já está em tramitação na Assembléia Legislativa.

De acordo com o autor da matéria, deputado José Domingos Fraga (DEM), é de o jogo de xadrez tornar disciplina regular na rede pública estadual de ensino. No Brasil, desde a década de 80, no estado do Paraná, houve a implantação desse projeto, e a formação de mestres no jogo de xadrez, habilitando-os a cadeira de docente.

“O Poder Executivo, por meio da Secretaria de Estado de Educação, fica autorizado a implantar na grade curricular das unidades escolares de ensino a disciplina de difusão, aprendizagem e prática do jogo de xadrez. A iniciativa busca melhorar a capacidade de concentração e raciocínio do aluno”, destacou José Domingos Fraga.

Na União Soviética, Alemanha e Argentina, desde o início do século XX, houve o experimento com o xadrez nas escolas. Recentemente, a prova com o jogo de xadrez nas escolas foi abraçada também em Cuba e na Venezuela.

A disciplina de xadrez, conforme a proposta, tem o objetivo de estimular o aluno a raciocinar, para o fim de fazer deste, um ser transformador, crítico, e detentor de habilidades mentais; e fazer o ensino ser mais atrativo e interativo.

O projeto de lei dá autonomia à Seduc promover parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer para a realização de competições oficiais de xadrez, anualmente, com a participação de jogadores de todas as unidades de ensino pública estadual. As despesas correrão à conta das dotações orçamentárias da Seduc.

Em nível nacional, o Ministério do Esporte, em parceria com o Ministério da Educação, de acordo com Zé Domingos, implantará o projeto “Xadrez nas Escolas”, ainda este ano. Em 2007, o projeto piloto foi implantado em Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pernambuco e Piauí. O ensinamento teórico e prático do xadrez foi aplicado durante três meses em 40 escolas, com um atendimento de 160 estudantes cada uma.





Fonte: Assessoria/AL

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