PR confirma petista como vice em chapa encabeçada por Mendes
A menos de uma semana da convenção, marcada para o próximo domingo (22), o PR confirmou na tarde desta segunda-feira a ex-deputada estadual e ex-secretária-adjunta de Estado de Educação, Vera Araujo (PT), como vice na chapa encabeçada pelo empresário Mauro Mendes, pré-candidato a prefeito de Cuiabá apoiado pelo governador Blairo Maggi (PR).
A escolha da vice ocorreu em meio a um impasse no ninho petista. O arquiteto José Portocarrero, que teve o nome aprovado em prévia do PT para disputar a prefeitura da capital, tenta reverter, junto à direção nacional do partido, a decisão da Executiva estadual de coligar com o PR e indicar a vice.
“Temos a maioria (no diretório nacional)”, disse Jairo Rocha, um dos membros da corrente petista Articulação de Esquerda, que chegou a apoiar a pré-candidatura de Portocarrero. No entanto, a ala diz ter recuado porque o pré-candidato supostamente havia feito acordo com o Campo Majoritário, outra corrente petista, e aceitado ser vice na chapa de Mendes.
Já o presidente municipal do PMDB, vereador Lutero Ponce, informou que a sigla aceitou o nome da ex-deputada petista e que espera ter participação no governo municipal em eventual vitória de Mauro Mendes. “Vamos definir isso depois”.
De acordo com Ponce, os peemedebistas chegaram a cogitar Vitório Galli para a vaga de vice, respaldado pela igreja evangélica. “O PT vinha conversando com o PR antes do PMDB”, lembrou Ponce. Detalhe: o PMDB chegou a aceitar cargos na administração municipal e a lançar o presidente da OAB-MT (Ordem dos Advogados do Brasil), Francisco Faiad, como pré-candidato a vice na chapa encabeçada pelo prefeito tucano, Wilson Santos, que vai tentar se reeleger.
Comentários