Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 16 de Junho de 2008 às 14:39

    Imprimir


O programa “De Olho na Cidade” da Rádio Regional de Nortelândia, ancorado pelo jornalista Edivaldo de Sá, lançou nesta segunda-feira (16), um projeto que pode se transformar num grande exemplo nacional, ao pretender diminuir a influência econômica sobre a decisão do eleitor na escolha dos futuros vereadores e prefeitos de algumas cidades do Médio-Norte.

A campanha lançada na manhã desta segunda-feira, objetiva fazer com que os candidatos à eleição majoritária assumam publicamente, inclusive com a assinatura de um documento, junto com o Ministério Público e a Justiça Eleitoral, o compromisso de não contratar cabo eleitoral, pintar muros, colocar cartazes, carros de som e tudo que possa influenciar na decisão do eleitor. A intenção é que os candidatos só utilizem dos chamados “santinhos” e do horário eleitoral gratuito no rádio para divulgar suas propostas eleitorais.

O lançamento já contou com a adesão espontânea de alguns pré-candidatos. Em Nortelândia, os prováveis candidatos Neurilan Fraga (PR), Rodolmildo Rodrigues Silva (PP) e Juarez Barros (PT), já demonstraram interesse em assinar o documento a ser elaborado com a participação da Justiça Eleitoral e Ministério Público, apenas o atual prefeito, Vilson Ascari (PMDB), virtual candidato a reeleição não se pronunciou a respeito.

No vizinho município de Arenápolis, outros três prefeitáveis, também prometeram aderir à campanha, Oliveira Sampaio (PP), José Mauro (PMDB) e Farid Tenório (DEM), apenas Nego Lú (PDT) não se manifestou.

Embora admita que a idéia seja utópica, o idealizador, jornalista Edivaldo de Sá, acredita que se houver um compromisso de todos, o projeto possa servir de exemplo a nível regional e nacional. “A pretensão parece ser um sonho, mas pode se tornar realidade, vai depender do compromisso de cada um, até por que eles assumirão um compromisso de um fiscalizar o outro e denunciar a justiça, caso descumpram o combinado” destacou ele.

De acordo com ele a Justiça Eleitoral, já deu um grande passo ao proibir a realização de comícios com atrações musicais e a oferta de brindes, como camiseta, canetas, chaveiros e etc. “Agora chegou o momento de os candidatos darem um exemplo, e inibir a ação dos maus eleitores, que de certa forma se arma para assaltar os candidatos, que ávidos por vencerem as eleições acabam comprando de alguma forma a consciência do eleitor” salientou.

A proposta foi elogiada por eleitores, candidatos e parte da sociedade civil organizada das duas cidades, e que pretende se estender nos municípios por onde a emissora cobre com o seu sinal.

Informações:

Edivaldo de Sá - 9959-4011

Candidatos:

Arenápolis

Oliveira Sampaio - 9987-6029

José Mauro - 9915-2005

Farid Tenório - 9973-0109

Nortelândia

Juarez Barros - 9978-5169

Rodolmildo Rodrigues Silva - 9983-6335

Neurilan Fraga - 9903-8730





Fonte: Repórter News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/178550/visualizar/