Deputado pede Plano de Manejo para Chapa dos Guimarães
O deputado estadual Alexandre Cesar (PT) discursou sobre a necessidade de fazer um plano de manejo do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, na sessão ordinária desta quarta-feira (04/06). Segundo o parlamentar, novos acidentes podem acontecer, danificando os paredões de um dos mais importantes "cartões-postais do Estado de Mato Grosso". Em novembro do ano passado, Cesar já havia encaminhado uma indicação à Secretaria de Estado de Infra-Estrutura (Sinfra) solicitando um estudo de impacto do tráfego de veículos pesados na MT-251, de acesso ao Parque.
O parlamentar destacou na tribuna, que o plano de manejo do Parque de Chapada dos Guimarães, seria um tipo de zoneamento da Unidade de Conservação, para que cada zona fosse utilizada de maneira diferente. "É preciso tomar estas medidas. O uso do Parque sem regulamentação tem gerado uma degradação intensa. A cachoeirinha, por exemplo, também conhecida como cachoeira do buraco por conta de uma rocha furada, sofreu um desgaste em todo o conjunto rochoso por conta da má utilização. Também é necessário controlar o tráfego de veículos com a pesagem, pois a estrada foi feita para o turismo. Hoje o incremento no fluxo, contribui com a vibração nos paredões desgastando-os", explicou.
O apelo do deputado Alexandre Cesar foi feito também em função do prejuízo ao turismo. As agências de turismo e o comércio estão sofrendo com o fechamento do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães. "Chapada é referência internacional das belezas de Mato Grosso, por isso é necessário que os governos Estadual e Federal tomem medidas urgentes para reabrir os pontos turísticos seguros", finalizou.
Comentários