DEM conta com 106 pré-candidaturas a prefeito
O DEM tenta mostrar imponência perante os demais partidos e apresenta uma extensa lista de pré-candidatos a prefeito em todo o Estado. São, ao todo, 106 postulantes, entre eles 13 ex-prefeitos. Há oito prefeitos em busca da reeleição. São eles: José Odil da Silva (Campos de Júlio), Manoel Messias Sales (Feliz Natal), José Macedo (Guarantã do Norte), Hélio Antonio Goulart (Guiratinga), Benedito Campos (Jangada), Antonio Luiz Castro (Nova Canaã do Norte), Nelson Lebarch (reeleição), Gerson Rosa Moraes (Pontal do Araguaia), Faustino Dias Neto (Santo Antonio do Leverger) e Francisco Farias (Vila Rica).
Na mesma lista há uma série de indefinições. Em Gaúcha do Norte, por exemplo, há seis nomes disputando internamente a condição de candidato à sucessão municipal. Na Capital, o DEM apresenta a pré-candidatura da ex-governadora Iraci França. O DEM também tem pré-candidaturas próprias em seis municípios-pólos:
Rondonópolis >- O ex-senador e ex-deputado estadual Zanete Ferreira Cardinal é tido como "prefeiturável" do DEM em Rondonópolis. Ele já comandou o Departamento de Viação e Obras Públicas e foi prefeito de Rondonópolis entre 70 e 73. É ex-secretário-adjunto de Transportes no primeiro mandato do governador Blairo Maggi. Pediu exoneração do cargo, em 2003, após ter sido apontado como um dos gestores responsáveis por supostas irregularidades na administração de recursos destinados à BR-163. Também já coordenou a campanha de Maggi na região Sul. Embora o presidente regional da sigla, Oscar Ribeiro, defenda incisivamente a candidatura própria, o DEM de Rondonópolis vem mantendo diálogos com outras legendas.
Várzea Grande - Depois de quatro meses de uma disputa travada, muita articulação e expectativas em cima de uma pesquisa, o conselheiro aposentado Júlio Campos oficializou a pré-candidatura. Agora, Wallace Guimarães, que brigava pelo apoio interno, deve indicar a esposa Jaqueline para ser vice de Júlio.
Tangará da Serra - Conta com o nome do presidente do diretório municipal e ex-prefeito Jaime Muraro. O município já vivencia um confronto travado entre o democrata e o atual prefeito Julio Ladeia (PR). Entre eles, é comum a troca de farpas e comparação de gestões.
Primavera do Leste - O DEM aposta suas cartas na pré-candidatura do ex-prefeito Érico Piana. Ele vai "peitar" o prefeito Getúlio Viana (PR).
Cáceres - O ex-prefeito Túlio Fontes é o nome do DEM à sucessão em Cáceres. Ele busca apoio de outros pré-candidatos de oposição, como Francis Maris (PMDB) e Wilson Kishi (PDT). A tendência é de polarização entre Fontes ou Francis e, de outro lado, o prefeito Ricardo Henry (PP), irmão do deputado federal Pedro Henry.
Sinop - O DEM chegou a ensaiar projeto próprio com o médico e primeiro suplente de senador Jorge Yanai, mas recuou. Agora vai apoiar o pré-candidato do PSDB, empresário Irineu Martins.
Comentários