Sachetti diz que PR elegerá maioria dos prefeitos
O presidente regional do PR, Moisés Sachetti, disse nesta terça, em entrevista ao RDNews, que a partir de 15 de julho, após as convenções, o cenário sobre os candidatos do PR será outro. Segundo ele, dentro de dois meses, prefeitos que hoje enfrentam algum nível de desgaste popular já vão estar à frente das pesquisas de intenção de voto. A estratégia, diz, será mostrar as ações desenvolvidas enquanto gestores e os comparativos com administrações passadas. Para o dirigente republicano, a maioria aplica nos municípios o mesmo modelo de gestão implementado por Blairo Maggi no Estado.
Recém-fundado, o PR conta com 67 dos 141 prefeitos no Estado. Destes, 48 republicanos vão tentar novo mandato. Sachetti desenha um cenário marcado pelo excesso de otimismo, principalmente em cidades-pólos. Acha que o PR "vence em todas". Ignora concorrentes de outros partidos, como do DEM, PSDB, PMDB, PT e PP.
Rondonópolis - Moisés Sachetti é irmão do prefeito de Rondonópolis, Adilton Sachetti, que hoje, segundo a última pesquisa Mark, perderia para o peemedebista Zé do Pátio. Mas, na avaliação do dirigente estadual do PR, pesquisas internas apontam que o irmão "já encostou" no adversário do PMDB. "O Zé do Pátio está em campanha há muito tempo e o jogo só está começando agora. O prefeito tem muito por mostrar. É por isso que vamos ganhar". De acordo com Moisés, basta o prefeito fazer comparativo com os antecessores que convencerá o eleitorado de que é merecedor da reeleição. Destaca que Adilton Sachetti não deve ser considerado como "candidato do governador", mas também do PR, dos vereadores, de deputados como Wellington Fagundes e Homero Pereira e de 5 deputados estaduais do seu partido.
Várzea Grande - Na avaliação do dirigente do PR em Mato Grosso, o prefeito Murilo Domingos enfrenta desgaste porque esqueceu de fazer política, mas tem muito a mostrar em termo de ações administrativas. "O trabalho é notório, com avanço em todos as áreas. Quando o Murilo assumiu não tinha nem gabinete para trabalhar". Segundo Moisés Sachetti, somente na área habitacional, foram construídas nestes 3 anos de gestão mais de 4 mil casas populares em Várzea Grande. "As pessoas confundem a humildade do Murilo com fraqueza e a ponderação dele com letargia. Esse é o jeito dele, um administrador que trabalha".
Cuiabá - A direção do PR se mostra também otimista quanto à pré-candidatura a prefeito do empresário Mauro Mendes. Na próxima segunda (26), ele vai estar presente à reunião da Executiva do PR para anunciar oficialmente que será candidato ao Palácio Alencastro. "Em Cuiabá, temos reais chances de vitória, mas é preciso muito trabalho em crima de propostas concretas e com uma visão diferenciada própria de um empresário de sucesso, que é o nosso candidato Mauro Mendes". O prognóstico de Sachetti, porém, contraria as pesquisas. Se as eleições fossem hoje, Mendes ficaria na lanterna, atrás do prefeito Wilson Santos (PSDB), do deputado cassado Walter Rabello (PP) e do deputado federal Valtenir Pereira (PSB).
Barra do Garças - Para Moisés Sachetti, o candidato republicano em Barra do Garças será o ex-prefeito Vanderlei Farias. Conta que o deputado federal Wellington Fagundes esteve reunido com Farias por duas vezes e acredita que nos próximos dias deverá confirmar oficialmente a candidatura. O principal adversário será o próprio prefeito Zózimo Chaparral (PC do B), apesar do deputado Adalto de Freitas, o Daltinho (PMDB), correr por fora.
Tangará da Serra - O prefeito Júlio César Ladeia, na opinião de Moisés Sachetti, será outro que surpreenderá nas urnas, vindo a desbancar adversários como Saturnino Masson (PSDB) e o ex-prefeito Jaime Muraro (DEM). "O Ladeia vem mostrando competência administrativa. É um excelente prefeito e vai ser reeleito".
Primavera do Leste - O prefeito Getúlio Viana, que em 2004 se elegeu pelo PFL (hoje DEM), vai à reeleição pelo PR e, na análise da direção estadual do partido, conquistará novo mandato. O seu principal adversário é o ex-prefeito Érico Piana (DEM). Sachetti aposta que Piana, no "afunilamento" das candidaturas, vai acabar desistindo do páreo. "O Getúlio fez um trabalho com muita habilidade e tem tudo para sair vitorioso".
Cáceres - Na cidade-pólo do Oeste mato-grossense, o PR deve apoiar o projeto de reeleição do prefeito Ricardo Henry (PP), irmão do deputado federal Pedro Henry. Moisés Sachetti revela que as negociações nesse sentido estão praticamente fechadas.
Alta Floresta - O ex-vereador e pecuarista Luiz Antonio de Mello é o nome do PR na corrida à Prefeitura de Alta Floresta. De acordo com a cúpula do partido, o ex-presidente da Câmara Municipal "tem tudo para conquistar o comando do município".
Sinop - O dirigente do PR, Moisés Sachetti, disse que a tendência em Sinop é dos republicanos, capitaneados pelo secretário estadual de Esportes e Lazer, Baiano Filho, apoiarem a candidatura a prefeito do empresário Roberto Dorner (PDT). O acordão nesse sentido ainda não foi fechado. No final de semana, emissários do diretório estadual vão a Sinop debater o assunto. Dorner terá um páreo duro. Enfrentará a liderança nas pesquisas do deputado estadual Juarez Costa (PMDB) e ainda o empresário Irineu Martins (PSDB).
Prefeitos do PR que vão pleitear a reeleição
Meraldo Figueiredo Sá - Acorizal
Maurício Tonhá, o Maurição - Água Boa
Cezalpino Mendes Teixeira Júnio (Pitucha) - Alto Garças
Hércolis Martins - Bom Jesus do Araguaia
Mauro Rui Heisler - Brasnorte
Altino Vieira de Rezende Filho - Campinápolis
Dimorvam Alencar Brescancim - Campo Verde
Valter Lopes Faria- Canarana
Genes Oliveira Rios - Castanheira
Gilberto Schwarz de Melo - Chapada dos Guimarães
Celso Paulo Banazeski - Colíder
Aldir Bal Marques Moraes - Comodoro
Walmir Guse - Conquista D´Oeste
Damião Carlos de Lima - Cotriguaçu
Layr Mota da Silva - Figueirpopolis D´Oeste
Edson Harold Wegner - Gaucha do Norte
Jose Luiz Emerick - Glória D´Oeste
Valteir Quirino dos Santos - Indiavaí
Max Joel Russi - Jaciara
Hilton Campos - Juína
Bernadinho Crozetta - Juruena
Adalberto Navair Diamante - Marcelândia
Luiz Emanuel Vasconcelos - Mirassol D´Oeste
Ademar Wurzius - Nova Brasilândia
Gilmar Pereira Fagundes - Nova Maringá
José Eupídio Cavalcante - Nova Olímpia
Pedro de Alcântara - Paranaíta
Augustinho Freitas Martins - Pedra Preta
Getúlio Viana - Primavera do Leste
Fernando Gorgen - Querência
Adilton Sahetti - Rondonpolis
José Antonio da Silva - Salto do Céu
Massao Paulo Watanabe - São José do Rio Claro
Vanderlei Luz Aguiar - São José do Xingu
João Cezar Borges Maggi - Sapezal
Dirceu Rossato - Sorriso
Julio Ladeia - Tangará da Serra
Ênio Alves da Silva - União do Sul
Murilo Domingos - Várzea Grande
Comentários