Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 20 de Maio de 2008 às 15:04
Por: Rubens de Souza

    Imprimir


Agora é oficial! Mauro Mendes é o candidato do Partido da República para disputar a Prefeitura de Cuiabá em 2008. Ele pesou todos os prós e contra, foi desafiado, estimulado, desmotivado, seduzido politicamente, enfim. No “frigir dos ovos”, após marchas e contra-marchas, muito diálogo e consultas, optou por aceitar os apelos do governador Blairo Maggi. O lançamento da candidatura – sem volta – está marcado para segunda-feira, às 17h30, na sede do Diretório Municipal do PR. “Está tudo acertado. Não haverá festa, mas uma grande concentração de apoiadores” – disse uma alta fonte ligada ao empresário.

Mendes não vai sozinho. Nesse período em que colocou sua postulação em dúvidas, ele e os dirigentes do PR trabalharam no sentido de arregimentar forças para dar sustentação à candidatura. Era questão de condição essencial para dizer “sim”. Essa base de sustentação foi alinhavada com o Partido dos Trabalhadores e com o Partido Socialista Brasileiro, o PSB – que formou uma ampla aliança de partidos “nanicos”. Aliados políticos significam também tempo na propaganda de rádio e televisão, que é fundamental para Mendes reverter o atual quadro das intenções de votos.

A decisão de Mendes foi quase um parto. Há tempos que o empresário, presidente licenciado da Federação das Indústrias de Mato Grosso, vem discutindo a possibilidade de ser candidato. Em verdade, desde a eleição passada para prefeito, quando encenou com a hipótese de entrar na disputa interna do PPS, partido que abrigava os republicanos de hoje. Na configuração política para as eleições deste ano, o empresário só apareceu no processo depois que o grupo resistiu novamente à candidatura do deputado estadual Sérgio Ricardo, presidente da Assembléia Legislativa.

Contudo, boa parte do caminho que trilharia para chegar com mais facilidade à condição de adversário de peso e direto do atual prefeito Wilson Santos se perdeu nas dúvidas. Mendes nunca afiançou com firmeza a postulação. Mesmo com o governador Blairo Maggi, seu espelho e principal incentivador, assegurando que seria o primeiro cabo eleitoral. Pré-candidatos a vereador chegaram a ensaiar negociações paralelas com Wilson Santos e mesmo com Walter Rabelo, do Partido Progressista. Agora, com o nome confirmado para a disputa, Mendes terá que recompor a base.

Apesar dos laços que o governador Maggi mantém com o PT, Mendes terá dificuldades de convencer o arquiteto José Afonso Portocarrero a ser seu vice. O cargo também é pretendido pelo PSB. O problema, no entanto, está no PT. Dentro da sigla há um forte movimento interno para que Portocarrero seja o candidato a prefeito. Vencedor das prévias contra o médico Alencar Farina, a condição do postulante não dá o direito de Portocarrero negociar. “A ala vitoriosa, que fez mais delegado, é a mais radical, que deseja candidatura a prefeito como forma de dar novo ânimo ao partido depois dos impactos sofridos, com derrotas eleitorais e envolvimento em escândalos eleitorais.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/180219/visualizar/