Guilherme Maluf presta homenagem a Várzea Grande
O deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB) apresentou Moção de Congratulações em comemoração ao aniversário de 141 anos de Várzea Grande, celebrado no dia 15 de maio.
O objetivo é homenagear o município, que se desenvolveu ao longo de todos esses anos de história e obteve sua independência socioeconômica se firmando e expandindo horizontes no Estado, ficando conhecida como a ‘Cidade Industrial’.
141 anos de História
Conforme relatou o parlamentar, Várzea Grande teve sua fundação ligada às ações empreendidas pelo governo provincial em função da Guerra do Paraguai, servindo de passagem e pouso para as tropas de boiadeiros que vinham de Poconé e Nossa Senhora do Livramento.
“Nas primeiras décadas, o povoado várzea-grandense cresceu muito lentamente, através da lavoura, abate de gado e fabricação de lenha, além de uma rudimentar indústria manual, que proporcionavam o comércio com Cuiabá, feito por meio de barcos”, contou Maluf. Em 1870, em decorrência do nascimento das primeiras crianças do povoado, o governo dedicou verba no orçamento para pagar o primeiro professor de Várzea Grande, o Mestre Bilão.
Com a Proclamação da República, Várzea Grande estreou sua participação na vida política e partidária do estado, envolvendo-se nas disputas travadas na última década do século XIX entre o coronel Generoso Ponce, os Murtinho, os Paes de Barros e os Corrêa da Costa.
Em 1942, no governo do interventor Júlio Müller, foi inaugurada a primeira ponte ligando Cuiabá e Várzea Grande, o que aumentou expressivamente seu comércio com a capital, fornecendo-lhe carne, suínos, frango, leite e derivados, lenha, carvão, chinelos, material de construção e cereais, além de peixe. O desenvolvimento da cidade foi ainda impulsionado pela instalação da luz elétrica, em 1945.
Várzea grande foi transformada em município em 23 de setembro de 1948, no governo de Arnaldo de Figueiredo, que nomeou o várzea-grandense major Gonçalo Romão de Figueiredo para exercer o cargo de prefeito, até que fossem realizadas as eleições.
“O acelerado crescimento de Várzea Grande, principalmente após o seu primeiro centenário, está ligado à grande imigração e à aprovação, pela prefeitura, de áreas para a instalação de indústrias, bem como à tradicional aptidão do seu povo para o comércio e para o trabalho, povo que continua construindo a história do município” finalizou Guilherme Maluf.
Comentários