Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 14 de Maio de 2008 às 11:24

    Imprimir


O diretor-geral do Departamento Nacional de Infra-estrutura e Transporte (Dnit), Luiz Antonio Pagot, anunciou ontem em Brasília uma nova ferrovia e obras para Mato Grosso. Primeiro, a autorização para a construção da Ferrovia Centro-Oeste, que chegará até Lucas do Rio Verde (MT) e cortará Mato Grosso no sentido leste-oeste, de Goiás até Rondônia. Segundo Pagot, o início das obras acontece ainda este mês, do asfaltamento dos últimos 53 quilômetros da BR-163 no estado até a fronteira com o Pará. Por ultimo, a abertura de licitação para a recuperação do asfalto em quarto trechos da BR-163, de Lucas do Rio Verde até Nova Santa Helena.

Para Pagot, no momento em que todos os estados da Federação querem ferrovias é muito importante para Mato Grosso conseguir a aprovação do Plano Nacional de Viação Ferroviário, através da Medida Provisória 427, que prevê a construção da Ferrovia Centro-Oeste, ligando a Ferrovia Norte-Sul, em Uruaçu (GO), passando por Lucas do Rio Verde (MT), seguindo até Vilhena, em Rondônia.

Com 1.500 quilômetros de extensão, a EF 246, como ela é oficialmente denominada, tende a ser a principal via para escoar a produção de Mato Grosso até o porto de Itaqui, no Maranhão. O processo de implantação da ferrovia começa com a licitação do projeto, que tem a previsão de ser aprovado até o final de 2009. Em seguida, começa a construção da obra que deve ser feita através de Parceria Público-Privada (PPP), com a participação da estatal Valec e de empresas privadas, segundo Pagot.

O início das obras de asfaltamento de 53 quilômetros da BR-163, de Guarantã do Norte até a fronteira com o Pará, começa este mês e será efetuada pelo Exército, através do 9º BEC. A obra está orçada em R$ 65 milhões e deve estar concluída em dois anos.

Já os quatro trechos da BR-163 que serão refeitos, de Lucas do Rio Verde até Nova Santa Helena, consumirão R$ 160 milhões e devem estar prontos até o final de 2009. “Esta obra é muito importante, pois vamos refazer todo o asfalto do trecho mais importante da 163, que passa por Sorriso e Sinop”, disse Luiz Antonio Pagot.

Para Pagot o anúncio destas obras só foi possível graças ao empenho do presidente Lula para atender o estado.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/180651/visualizar/