Chico Galindo propõe debates para criar Plano Estadual de Cultura
O deputado Chico Galindo (PTB) convocou uma reunião extra-ordinária da Comissão de Educação e Cultura da Assembléia Legislativa, da qual é presidente, para discutir as diretrizes aprovadas pela Conferência Estadual de Cultura. O objetivo é retomar o debate para a elaboração do Plano Estadual de Cultura. A reunião será na próxima terça-feira (13.05), a partir das 9 horas, no auditório Licínio Monteiro, na Assembléia Legislativa.
A Conferência Estadual de Cultura aconteceu em novembro de 2005, quando artistas, produtores e gestores culturais participaram, sob coordenação da Secretaria de Estado de Cultura, e aprovaram as diretrizes para nortear a elaboração do Plano Estadual de Cultura. A Conferência também elegeu os delegados mato-grossenses à Conferência Nacional de Cultura, na qual tiveram destacada participação e levaram as diretrizes proposta no Estado como contribuição para a elaboração do Plano Nacional de Cultura.
Depois das conferências, as diretrizes foram encaminhadas à Assembléia Legislativa, mas as discussões não avançaram muito. Apenas uma Câmara Temática, para discutir Políticas de Fomento, foi criada. "Nossa proposta é retomar esse processo de discussão, contemplando outros temas do Plano Estadual de Cultura para Mato Grosso, já que os encaminhamentos neste sentido não avançaram muito, em que pesem os esforços de deputados e de membros do segmento cultural", pontuou Chico Galindo.
Salvador Santos Pinto, presidente da Câmara Temática que discute Política de Fomento, lembrou que este tema é apenas um dos vários que devem ser discutidos. Ele e os demais membros também vão participar da reunião para relatar o trabalho da Câmara Temática e contribuir para o debate.
Comentários