Empresário sinaliza com novos investimentos em Mato Grosso
O governador Blairo Maggi recebeu em seu gabinete na manhã desta terça-feira (22.04), o prefeito de Colíder (650 Km ao Norte de Cuiabá), Celso Banazeski, acompanhado do representante do Sindicato dos Laticínios; Eldor Sontag, do empresário do setor de laticínios; Roberto Junqueira; o deputado federal, Homero Pereira, os secretários estaduais; Pedro Nadaf (Indústria, Comércio e Mineração) e Neldo Egon Weirich (Desenvolvimento Rural).
Na pauta da audiência, de acordo com o prefeito Celso Banazeski, está a possibilidade de ampliação de investimentos empresariais, dentro da cadeia produtiva do leite. Ele informou que a reunião tem como objetivo a exposição das condições de estrutura para a industrialização do soro em pó, a partir da matéria prima oferecida pela região. Num segundo momento, a empresa tem interesse em produzir leite-em-pó e por último, a produção de leite condensado industrializado.
O empresário destacou que o crescimento do setor, algo em torno de 15% ao ano é um dos estimulantes para se pensar em novos investimentos. O prefeito Celso Banazeski está otimista com a possibilidade de ampliação dos investimentos e destacou que o município já se consolida como pólo de pecuária e tem verticalizado sua produção.
Ele não quis revelar, contudo, o montante do recurso a ser investido. “Hoje, o município de Colíder produz 120 mil litros de leite por dia, possui dois laticínios, dois frigoríficos e um cortume com capacidade de processamento de quatro mil peles por mês”, afirmou Banazeski.
O prefeito revelou que somente o município tem um rebanho de 400 mil cabeças de gado bovino e em toda a região este rebanho atinge 2,5 milhões de cabeças. Além da fábrica de hamburger e a de biodiesel, o prefeito espera que indústrias de bolsas e sapatos se instalem no município e estimulem ainda mais o desenvolvimento econômico do município.
“Hoje, cerca de quatro mil pessoas trabalham na construção civil em Colíder. A cidade parece um canteiro de obras. Nosso couro é de boa qualidade e exportado para 60 países e somos referência na Saúde sediando o Hospital Regional com 13 leitos de UTI”, explicou Banazeski.
Em relação ao ensino superior, o prefeito destacou que Colíder possui nove instituições, cinco universidades e quatro faculdades que oferecem 26 cursos de graduação e um contingente de 1.484 universitários.
Comentários