Deputado Pivetta propõe criação de programa
O deputado estadual Otaviano Pivetta (PDT) propôs hoje (10) - durante a sessão ordinária da Assembléia Legislativa - a criação do programa "Mato Grosso Legal". O projeto, inspirado no "Lucas do Rio Verde Legal", seria a solução para combater o passivo ambiental em Mato Grosso.
"Temos que parar de nos defender e agir. A defesa não traz efeito positivo algum. Temos que empreender ações inteligentes que produzam o efeito, como a que está sendo feita em Lucas do Rio Verde", disse Otaviano.
Para o deputado, o planejamento, a organização e a efetivação do "Mato Grosso Legal" poderiam ser feitas por meio do Programa MT Regional. O assunto será discutido hoje (10), às 16 horas, na sala de reuniões do segundo andar da AL, entre o deputado Otaviano Pivetta e a Comissão de Meio Ambiente, presidida pelo deputado Dilceu Dal ´Bosco (DEM).
LUCAS DO RIO VERDE LEGAL
O Programa Lucas do Rio Verde Legal começou a ser desenvolvido quando Otaviano Pivetta ainda era prefeito do município e foi implementado em 2006. O objetivo é de que Lucas do Rio Verde se torne o primeiro município brasileiro sem passivo socioambiental.
Para isso, o município, os produtores rurais e a ONG americana The Nature Conservancy (TNC) se uniram e fizeram um mapeamento de áreas desmatadas irregularmente e estão trabalhando para se adequarem às leis.
Atualmente, Lucas do Rio Verde é exemplo para o Brasil nas questões ambientais e foi capa da última revista Exame, com o título: Crescimento chinês e ambientalismo nórdico.
Comentários