Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 10 de Abril de 2008 às 14:33
Por: André Luís Nery

    Imprimir


Nas eleições municipais deste ano, 78% dos atuais prefeitos estão aptos a concorrer à reeleição, segundo estudo da Confederação Nacional de Municípios (CNM). Dos 5.562 governantes municipais, 4.348 estão em condições de tentar um novo mandato.

No entanto, o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, disse acreditar que em torno de 60% dos gestores devem se candidatar à reeleição. "Nem todos tentam um novo mandato porque não é fácil ser prefeito no país. É seguramente a função de maior risco", disse ao G1.

Segundo Ziulkoski, muitos gestores municipais desistem de concorrer à reeleição, apesar, de muitas vezes, terem feito uma boa administração na cidade, porque sempre recai sobre o prefeito à "responsabilidade".

"Se um prefeito fizer uma licitação com apenas duas empresas, apesar de não haver uma terceira interessada, ele pode ser responsabilizado a devolver o dinheiro aos cofres públicos", disse Ziulkoski.

Roraima é o estado que pode ter, proporcionalmente, o maior número de prefeitos buscando a reeleição. Os prefeitos de 14 dos 15 municípios do estado podem concorrer a um novo mandato, segundo o estudo da CNM. Depois, aparece Rondônia - 44 em 52 (84,6%).

Por coincidência, segundo o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, Roraima foi o estado que apresentou o maior índice, em termos proporcionais, de prefeitos cassados entre os 26 estados. Dos 15 candidatos eleitos no pleito de 2004, cinco perderam o mandato.

Em Minas Gerais, estado com maior número de municípios do país (853), 82% dos prefeitos (697) podem concorrer ao um novo mandato. Em São Paulo, 472 dos 645 mandatários podem se candidatar nas eleições de outubro, o que representa um índice de 73%.

Sobre o número de possíveis prefeitos reeleitos no pleito de outubro, o presidente da CNM destaca que é difícil prever. Porém, ele disse acreditar que os números devem ficar muito próximos aos das últimas eleições, com cerca de 1.500 conseguindo um novo mandato.





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/182147/visualizar/