Lutero é eleito presidente do PMDB de Cuiabá
O presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Lutero Ponce é o novo presidente do Diretório Municipal do PMDB, que realizou convenção neste sábado, reunindo um grande número de militantes e simpatizantes da sigla. Lutero, que já vinha presidindo o partido interinamente, foi eleito com 268. votos. De acordo com o estatuto do partido, seria necessário o comparecimento de no mínimo 145 filiados com direito a voto para que a convenção fosse homologada, compareceram para votar 272 membros. Feita a contagem dos votos verificou-se o seguinte resultado: 268 votos Sim, 02 Não e dois votos em branco.
Durante o evento foi realizada aos participantes, aula inaugural do curso de formação política, que terá 60 horas/aula por teleconferência e acompanhamento por um mediador. O curso que acontecerá em 11 semanas, terá diploma emitido pela Universidade de Brasília (UNB) e Fundação Ulisses Guimarães (RS), além disso, terá validade como estudo extraclasse em nível de 3º Grau. Para Lutero, esta é uma forma inteligente de conscientizar a sociedade em geral, quanto à forma ideal de se trabalhar politicamente, além de esclarecer sobre o verdadeiro papel daqueles que exercem cargos eletivos, "como os vereadores, por exemplo,", cita. Destacou que sua base eleitoral já possui em média 10 grupos de 40 alunos cada, para as aulas do curso.
O presidente destaca que o PMDB, o maior partido do país, hoje trabalha na capital, em busca de uma candidatura própria. Embora não tenha citado nomes, esclarece que existem vários supostos candidatos do ramo empresarial que podem encabeçar a chapa à candidatura do partido pela sucessão na Prefeitura. Conforme Lutero, “a sigla deverá ter nas próprias eleições, ao menos 100 candidatos no Estado, para as próximas eleições, entre candidaturas a prefeitos e vereadores” garantiu.
Além da eleição que elegeu Lutero para presidente do partido, no município, também foi eleita a presidente Eliane Padilha, para o Diretório do PMDB Mulher, que conta hoje com cerca de 500 militantes no município. O número não é oficial porque o partido ainda faz levantamento para a apuração técnica daquelas que podem ter filiação dupla, ou seja, são filiadas ao PMDB, mas ainda podem ter vínculos com outras siglas partidárias, por não terem oficializado desfiliação das mesmas.
O vereador Mário Lúcio, segundo vice-presidente da Mesa Diretora na Câmara, é membro da Executiva e também líder do partido na Câmara. Em seu discurso no encerramento do evento, destacou a importância do trabalho da sigla, na atual conjuntura e do esforço de seus membros em formar cidadãos conscientes na luta por um país melhor. "O Brasil não é um paraíso, mas podemos classificá-lo como um grande jardim onde podemos, mesmo trabalhando, usá-lo com louvor", enfatizou.
Além dos nomes que compõem a bancada peemedebista na Câmara: Lutero Ponce, Mário Lúcio e Domingos Sávio, também estiveram no evento, representantes da sigla, em todo o Estado e outros, como o membro da Executiva Nacional o deputado federal Vitório Galli, que inclusive assumiu recentemente a vaga de Carlos Bezerra na Câmara dos Deputados, por estar licenciado. O prefeito Wilson Santos, ex-peemedebista, hoje tucano do PSDB, também esteve no evento.
A nova diretoria do Diretório Municipal do PMDB em Cuiabá ficou assim formada:
Presidente: Lutero Ponce de Arruda
1º Vice Presidente: Clóvis Figueiredo Cardoso
2º Vice Presidente: Ernani Adriano de Almeida Camargo
Secretário Geral: Rafael Bello Santos
Secretário Adjunto: Jéferson Arruda
Tesoureiro: Vitório Galli Filho
1ºVogal: Marcos César Josetti Flores
2º Vogal: Célia Carvalho
Líder da bancada na Câmara Municipal de Cuiabá: Mário Lúcio Guimarães de Jesus
Suplentes:
1º - Aledes de Souza Gama
2º - Clodoaldo José Pereira
3º - Breno Miranda
4º - Cresa Moreira Pinto
Membros:
1 – Alcione de Souza Pinto
2 – Emilio de Almeida Camargo
Suplentes:
1 – Antonia Ribeiro da Rocha
2 – Ednei (Ninha)
3 – Wilson Rosa.
Comentários