Riva propõe projeto de fomento ao turismo rural
Com a finalidade de promover ações relativas ao planejamento e fomento do turismo rural em Mato Grosso, o deputado José Riva (PP) propôs a instituição de política pública de fomento para o setor. O objetivo é desenvolver, impulsionar e difundir os produtos e potencialidades de modo a propiciar à sociedade o conhecimento e a valorização do segmento rural.
O projeto de lei reconhece o Turismo Rural como conjunto de atividades turísticas desenvolvidas no meio rural comprometido com a produção agropecuária, agregando valor a produtos e serviços, resgatando e promovendo o patrimônio cultural e natural destas comunidades.
“Defendemos o setor como um meio sustentável de turismo, de forma que coloque a população local, o turista e o meio ambiente em harmonia, resgatando assim as raízes populares”, argumenta Riva.
Conforme o projeto de lei, a Política Estadual de Turismo Rural tem por objetivos: assegurar a manutenção do homem no campo; agregar valor aos produtos rurais e estimular o contato direto entre o produtor e o consumidor final; integrar o campo e a cidade estimulando a troca de valores culturais; promover o conhecimento e a compreensão sobre o meio ambiente focado em sua preservação e no seu uso racional.
Para as ações, o projeto prevê um Plano Estadual, através de um conjunto de elementos de informação, diagnóstico, definição de objetivos, metas e instrumentos de estímulos; e pelo Sistema Estadual que é um conjunto de agentes institucionais com competências, atribuições, prerrogativas e funções, integrem de modo articulado e cooperativo a formulação, execução e atualização da política estadual.
Enquanto o turismo de massa, representado principalmente por regiões litorâneas, cresce em média de 5% ao ano, o segmento que tem como carro-chefe as belezas naturais atinge um índice de crescimento anual de até 20%. Mato Grosso com estas peculiaridades possui potenciais relacionados em todas as regiões e isto faz com que tenha conquistado lugar de destaque na guerra pelo consumidor.
Na avaliação do presidente da Abraturr (Associação Brasileira de Turismo Rural), Carlos Solera, Mato Grosso e Goiás são hoje um dos principais destaques nacionais neste setor. "Mato Grosso é a ‘menina dos olhos’ do turismo rural brasileiro. Se for bem elaborado, a região terá qualidade internacional", defendeu Solera.
Comentários