Cassada, deputada ocupa vaga em seis bancas
A deputada estadual cassada Chica Nunes (PSDB) participará de seis das 12 comissões da Assembléia neste ano. Em três bancas ela exercerá a função de titular. Com o mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), ela se mantém no cargo de parlamentar por força de uma liminar concedida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) foi convalidado o nome do deputado Sebastião Rezende, do PR, em substituição a Zé Carlos do Pátio (PMDB), o grande opositor ao governo Maggi na AL. A CCJ é considerada a principal comissão da Casa, crucial na aprovação de projetos. A posse de Rezende na presidência da CCJ já teria sido acordada, com o consentimento de Pátio, no ano passado, numa alternância na cadeira.
Embora parlamentares da base governista neguem qualquer correlação, a intenção maior é que a posse de pastas como a CCJ facilite a tramitação de matérias no Legislativo. A preocupação ainda é maior em pleno ano eleitoral, quando o governo aciona o alerta amarelo diante de parlamentares do bloco de sustentação que ensaiam discursos de oposição com a proximidade das eleições.
Já o deputado Zé Domingos (DEM) será oficializado na Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária. O deputado José Riva (PP), primeiro-secretário da Assembléia, será um dos titulares da mesma comissão. No ano passado ele ocupava a função de suplente. A Comissão de Orçamento é a responsável, entre outras atribuições, pela análise das contas anuais do governo estadual.
Comentários