Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 28 de Fevereiro de 2008 às 10:16

    Imprimir


Auditores e técnicos do Tribunal de Contas de Mato Grosso estão participando, durante esta semana, do curso sobre Peças de Planejamento. A capacitação tem a finalidade de padronizar as informações referentes ao Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA) que são encaminhadas para registro pelas administrações públicas.

No ano passado o TCE ministrou curso semelhante, entretanto, dessa vez as aulas são práticas e os servidores estão manuseando os processos e tirando as dúvidas. Além disso, eles estão conhecendo o novo modelo de informações que foi elaborado pela equipe da 3ª Secretária de Controle Externo. “Esse modelo será usado como padrão para extrair informações das peças de planejamento”, disse a técnica instrutiva Martha Cristina de Paula que, juntamente com Marisete Bertaglia, Vilma Betin, Vilma Prado e Odileiva Marques de Campos, está ministrando o curso.

De acordo com elas, é imprescindível que as informações do planejamento orçamentário (PPA, LDO e LOA) estejam compatíveis entre si, pois é com base nelas que o gestor administra os recursos públicos. Martha Cristina cita o exemplo de uma prefeitura que teve uma licitação suspensa pelo Tribunal, após constatar que a obra não estava prevista no PPA.

Para o auditor Flávio de Souza Vieira, que tomou posse no cargo este mês, a capacitação é oportuna e serve de subsídio para melhor executar os serviços. “Como novato nessa área tenho encontrado algumas dificuldades. Por isso, todas as informações são bem-vindas, principalmente as referentes a balanços e orçamentos”, comentou Flávio, que é bacharel em engenharia.

Mas a necessidade de capacitação também é demonstrada pelos mais experientes. O técnico instrutivo Marcelo Bianchini, que trabalha há mais de dez anos no TCE, está participando do curso pela segunda vez e acredita que “sempre há algo de novo para aprender, ainda mais quando se trata de peças orçamentárias, que são complexas”.





Fonte: TCE-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/185329/visualizar/