Deputados lamentam a morte do senador Jonas Pinheiro
O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Sérgio Ricardo (PR) e demais parlamentares lamentam a morte do senador Jonas Pinheiro, que faleceu na noite desta terça-feira (19), em Cuiabá. Os deputados decidem, em instantes, a agenda da Casa, em especial, a realização das sessões e reunião com Éder Moraes (MT Fomento). Sérgio Ricardo informou que irá à tarde, para Santo Antonio de Leverger, onde está sendo velado o corpo do senador.
O senador Jonas Pinheiro foi uma das principais lideranças políticas do agronegócio brasileiro. Autor de vários projetos direcionados ao setor, se destacou recentemente com propostas polêmicas como o pagamento de dívidas agrícolas com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e a retirada de Mato Grosso da Amazônica Legal.
No fim de 2007, Jonas também se destacou ao ver aprovado seu projeto de lei de conversão (PLC) 23/07, originário da medida provisória (MP 372/07), que cria linha de crédito para que os bancos financiem os produtores rurais ou suas cooperativas e liquidem suas dívidas com fornecedores de adubos, sementes e defensivos agrícolas contraídos de 2004 a 2006.
Senador de segundo mandato e deputado federal por três vezes consecutivas, Jonas era considerado o parlamentar mais experiente da bancada federal de Mato Grosso. Tinha lugar garantido em discussões no Congresso sobre o agronegócio.
Comentários