'Pesquisa que vale é a de 2010', diz Lula
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira (18) que “pesquisa que vale, para mim, é a de dezembro de 2010”, em referência ao resultado do levantamento CNT/Sensus que mostra o maior índice de aprovação de seu governo desde 2003, quanto tomou posse em seu primeiro mandato. Lula encerra seu segundo mandato em dezembro de 2010.
O comentário de Lula foi feito quando se dirigia à cerimônia de lançamento da Timemania, nova loteria que terá parte dos recursos usados para aliviar as dívidas dos clubes de futebol com órgãos federais. O presidente estava acompanhado do presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, e de Pelé.
Pesquisa
Apesar do escândalo do uso irregular dos cartões corporativos por integrantes do governo federal, pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta segunda informa que a avaliação positiva do governo Lula é a melhor desde janeiro de 2003. A aprovação do desempenho pessoal do presidente também foi a melhor desde dezembro de 2003.
Segundo os dados, a avaliação positiva do governo passou de 46,5% em outubro de 2007 para 52,7% em fevereiro de 2008. Em janeiro de 2003, esse índice foi de 56,6%. E a aprovação do desempenho pessoal do presidente passou de 61,2% para 66,8%. Em dezembro de 2003, esse índice foi de 69,9%.
“O episódio afeta [a imagem do presidente], mas não é determinante. A avaliação positiva é em função do desempenho da economia aliado aos programas sociais do governo”, disse o diretor do Instituto Sensus, Ricardo Guedes.
A avaliação negativa do governo ficou em 13,7%, contra 16,5% em outubro de 2007. Já desaprovação do desempenho pessoal de Lula ficou em 28,6%, contra 32,5%.
Foram entrevistadas 2 mil pessoas, entre 11 a 16 de fevereiro, em 136 municípios nas cinco regiões do país. A margem de erro é de três pontos percentuais para cima ou para baixo.
Timemania
O primeiro sorteio da nova loteria lançada nesta segunda por Lula deve ser realizado no dia 1º de março. A Caixa prevê uma arrecadação de R$ 250 milhões no primeiro ano de funcionamento da Timemania. Os clubes terão direito ao rateio de 22% da arrecadação, em troca da cessão do uso da imagem.
Os recursos divididos entre os clubes terão de ser usados para quitar dívidas com a Receita Federal, com o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e com a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional.
Comentários