Depois de cobrar, Otaviano espera a chegada do projeto de Zoneamento
A minuta do projeto de lei que determina o Zoneamento Sócio-Econômico-Ecológico do Estado de Mato Grosso (ZSEE-MT) finalmente dá sinais de que vai chegar à Assembléia Legislativa. Cobrado desde maio de 2007 pelo deputado estadual Otaviano Pivetta (PDT) para a liberação do projeto que define uma política agroambiental para o Estado, o governador Blairo Maggi afirmou na manhã desta terça-feira (12) que encaminhará a minuta nos próximos dias.
Otaviano Pivetta levantou a discussão em torno da celeridade na criação do Zoneamento por considerá-lo um importante instrumento para o desenvolvimento econômico e ecológico do Estado. As pesquisas para a formatação do projeto de lei já duram 14 anos e levaram dos cofres públicos aproximadamente US$ 38 milhões (cerca R$ 67 milhões).
"O Zoneamento vai demarcar as áreas de ocupação e preservação do solo em Mato Grosso", explica Otaviano. Com restrições ou não, pondera o deputado, que é presidente da Comissão de Indústria e Comércio da AL, o Zoneamento legitima o Estado para receber novos investimentos, dando segurança ao investidor de que não estará devastando o meio-ambiente.
Ao chegar à AL, a minuta que determina a política planejada e de um ordenamento territorial para o setor agroambiental em Mato Grosso será levada para todas as regiões do Estado, por meio de audiências públicas, para debate com a população.
Comentários