Deputados questionam relatório do INPE
O presidente da Comissão de Meio Ambiente, deputado Dilceu Dal´Bosco (DEM) discutiu em Plenário sobre a questão do meio ambiente e listou os diversos eventos nacionais e internacionais que participou nos últimos meses para debater o tema. A discussão se refere ao apontamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe)que coloca Mato Grosso como campeão do desmatamento.
“Vamos provar os dados de outubro a dezembro”, garantiu, ao informar que nas próximas reuniões em Brasília o estado terá a oportunidade de apresentar os dados reais sobre a situação do meio ambiente.
Em aparte o primeiro-secretário, deputado José Riva destacou que “existe um complô contra o Estado de Mato Grosso”. Ele lembrou que o estado possui 64% de floresta nativa de pé e reserva legal.
De acordo com o deputado Pedro Satélite a situação é grave. “Tudo indica que até mesmo a Amazônia não é mais nossa”.
Os questionamentos foram feitos devido ao posicionamento do Inpe que aponta um desmatamento na região amazônica nos meses de novembro e dezembro, de 1.922 quilômetros quadrados de floresta. Segundo o Inpe, o Estado foi responsável por 53,7% do total desmatado entre agosto e dezembro de 2007.
Comentários