Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 13 de Fevereiro de 2008 às 07:01

    Imprimir


O quadro já é considerado irreversível, admite membros da família do senador Jonas Pinheiro, que sofreu danos cerebrais.

A situação se agravou ainda mais por causa de complicações renais e digestivas. Há risco eminente de falência múltipla dos órgãos. Jonas só respira com ajuda de aparelhos.

Segundo familiares, na segunda (11), Jonas Pinheiro sofreu uma arritmia (alteração do ritmo normal dos batimentos cardíacos) tão forte que desmaiou, quando estava em seu apartamento no bairro Dom Aquino, em Cuiabá. Foi levado às pressas ao Amecor pela esposa Celcita Pinheiro.

Seu quadro se agravou porque, segundo os médicos, até receber os primeiros cuidados o senador ficou um bom tempo sem respiração.

08h46- Continua extramamente grave a saúde do senador Jonas Pinheiro

Continua gravíssimo o estado de saúde do senador democrata Jonas Pinheiro, 67, internado desde as primeiras horas de segunda-feira no Hospital Amecor em Cuiabá, vítima de um infarto do miocárdio. O Senador está respirando com a ajuda de aparelhos e vem sendo assistido por uma equipe multidisciplinar, além de seu médico particular, o cardiologista Jetro Silva, que veio de Brasília.

O hospital Amecor deve divulgar ainda na manhã desta quarta-feira um novo boletim. Mas por volta das 8h30, o médico particular do senador Jetro Silva revelou que o quadro continua muito grave e que o problema ainda é saber o quanto o cérebro de Jonas Pinheiro foi afetado devido ao tempo que pode ter ficado sem respiração quando foi ressulcitado ao dar entrada no hospital. Segundo Jetro Silva a preocupação no momento é tentar estabilizar a situação dos outros órgãos do senador para que ele possa iniciar uma melhora. A preocupação do cardiologista é maior ainda com relação a situação renal de Jonas Pinheiro, que há 23 anos realiza tratamento contra o diabetes.

Conforme o último boletim assinado pelos médicos cardiologistas Ubirajara Lupoli Barbosa e Gentil Farrath Júnior, do Hospital Amecor o senador "permanece em acompanhamento multidisciplinar evoluindo em coma hiporreativo pós-anóxia cerebral mantido sem sedação; insuficiência renal agudizada em terapia hemodialítica; apresentação de sangramento digestivo num momento controlado; estabilidade cardio-respiratória em uso de drogas vasoativas e suporte ventilatório mecânico assistido, mantendo quadro clínico grave".

Com iformações do 24 Horas News

09:40 - Quadro neurológico de Jonas ainda é grave com prognóstico indeterminado mas com sensível melhora

Em boletim fornecido às 9h30, a equipe médica do senador Jonas Pinheiro (DEM) informa que ele permanece em coma induzido e com quadro neurológico grave, com prognóstico indeterminado. O cardiologista Getro Artinaga Lima e Silva, que chegou ontem à noite de Brasília para avaliar o quadro do senador, está concedendo uma coletiva neste momento no Hotel Taiamã. A boa notícia é que a hipótese de enfarto do miocárdio foi descartada já de imediato.

Leia a íntegra do boletim das 09h

O senador, de 67 anos, encontra-se internado no hospital Amecor desde o dia 10 (domingo) em Parada Cardio Respiratória (PCR) subemetido a manobras de ressuscitação cardiopulmonar encefálica com sucesso primário. O diagonóstico demonstra ter se tratado de arritmia ventricular complexa em virtude de descompensação de cardiomiopatia hipertrófica; a hipótese de enfarto do miocárdio fora descartado já de imediato.

Permanece em coma hiporreativo e não induzido necessitando de suporte ventilatório mecânico hemodinamicamente estável e já sem suporte de drogas vasoativas, realizando apenas suporte hemodialítico. Quadro neurológico grave e prognóstico indeterminado.

O boletim é assinado pelos médicos Ubirajara Lupoli Barbosa, Gentil Farrath Junior, ambos da equipe médica da Amecor, e por Getro Silva, médico do Senado que acompanha o senador há algum tempo.

Com informações do Olhar Direto





Fonte: Da Redação/RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/187180/visualizar/