Maggi lidera no primeiro e no segundo voto para o Senado
O governador Blairo Maggi (PR) lidera a primeira pesquisa de intenção de votos para o Senado em 2010, escolhido por 30,11% dos eleitores consultados em Cuiabá. A pesquisa feita pelo Ipec também revela que a hegemonia de Maggi na amostragem ainda se confirma no recorte espontâneo e na decisão pelo segundo voto a senador.
Na espontânea, Maggi supera a largos passos os senadores Jonas Pinheiro (DEM) e Serys Slhessarenko (PT), com 9,67% e 8,18% dos votos caso as eleições fossem hoje, respectivamente. O ex-senador Antero Paes de Barros (PSDB) é citado como o candidato predileto por 6,44% dos eleitores da Capital ouvidos na pesquisa, enquanto o deputado Carlos Abicalil é mencionado por 5,95% dos eleitores.
Em 2010, o eleitor mato-grossense terá de escolher dois novos senadores. Naquele ano serão concluídos os mandatos de Serys e Jonas Pinheiro, eleitos em 2002. Eleito em 2006, o senador Jayme Campos, grande cotado ao governo do Estado em 2010, tem vaga garantida no Senado Federal até o final de 2014. Cada unidade da Federação tem três cadeiras reservadas de senador no Congresso Nacional.
Quando questionados sobre o candidato prioritário, o detentor do primeiro voto, 30,11% depositam a preferência em Maggi, seguido por Jonas Pinheiro, atual senador, com 11,65% das respostas estimuladas. A senadora Serys figura com 8,92%. O ex-senador Antero Paes de Barros (PSDB) aparece com 7,43%.
Após oito anos no Senado, Antero optou pela disputa ao governo do Estado em 2006, acabou sendo derrotado pelo reeleito Blairo Maggi e hoje não ocupa cargo eletivo ou político. O deputado federal Carlos Abicalil (PT), também incluído na pesquisa estimulada, deteria 6,94% dos votos caso as eleições ao Senado fossem hoje. Reeleito à Câmara Federal em 2006, Abicalil foi o deputado federal mais votado da bancada mato-grossense. Ele é um dos pré-candidatos à prefeitura de Cuiabá este ano.
Perguntados sobre a segunda opção ao Senado, eleitores de Cuiabá também posicionam a maior predileção por Blairo Maggi, citado por 12,02% dos eleitores. Antero é o segundo, com 11,65%. Os senadores Serys e Jonas Pinheiro despontam com 11,03% e 10,78% dos votos. Já o deputado estadual José Riva (PP) garantiria apenas o quinto lugar hoje em Cuiabá, com 7,19% das intenções de voto.
Comentários