Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 16 de Janeiro de 2008 às 07:44
Por: Rubens de Souza

    Imprimir


O Partido dos Democratas, o DEM, aos poucos vai se afastando da disputa eleitoral em Cuiabá, principal colégio eleitoral de Mato Grosso. Em nome, evidentemente, de um bom entendimento que possa ajudar a consolidar a postulação do senador Jaime Campos para voltar ao Governo de Mato Grosso. “Não somos kamikazes. Vamos disputar se tivermos condições para vencermos, estando aberto para conversações com outros partidos” – admitiu o senador Jonas Pinheiro, o segundo “J” do projeto JJ-2010, elaborado pelos Democratas para assumir o poder nas eleições futuras.

“O PSDB tem um bom candidato que é o Wilson Santos. Temos bom entendimento em nível nacional e em nível de Estado, faltando pequenos detalhes para um entendimento em Cuiabá" – acrescentou o político. O entrave, segundo ele, seria o ex senador Antero Paes de Barros, que recentemente deixou a direção do partido no Estado por entender que a sigla deveria excluir eventuais aliados do governador Blairo Maggi, como é o caso do DEM, de seu leque de possíveis alianças eleitorais. Mesmo de fora, Antero ainda tem influência na sigla tucana.

Com isso, a possibilidade de Iraci França chegar à Prefeitura de Cuiabá se torna enfraquecida. Da mesma forma, do ex-prefeito Anildo Lima Barros, nomes que o DEM estaria trabalhando para disputar o pleito de outubro. Jonas disse que os dois seguem candidatos e, na hipótese de não haver um bom entendimento, a sigla vai escolher aquele que tiver em melhor condições eleitorais.

O projeto prioritário do DEM é,de fato, o JJ-2010. Há duas vertentes nesse caso: abrir mão de algumas candidaturas para preservar o entendimento futuro, ou lançar mais nomes possíveis para reforçar as condições da sigla junto ao eleitorado.

DEM realiza no dia 26 em Barra dos Bugres a 1ª Reunião do partido para o lançamento da candidatura de Jaime Campos ao governo do estado. Segundo o senador Jonas Pinheiro estara presente cerca de 16 municipios neste encontro para debater as eleições de 2008. Pinheiro disse que Jaime Campos estara presente com isto seu nome ganhara mais força para a disputa do governo em 2010.

Um dos casos mais agudos para os democratas resolverem está em Sinop. Há vários nomes de peso na disputa da Prefeitura. José Granja, atual vice prefeito do município; Jorge Yanai, ex-deputado estadual e atual suplente de senador; Antonio Gondini, ex prefeito da cidade, e, possivelmente Dilceu D´al Bosco,deputado estadual, que apesar de não confirmar o seu nome como candidato, aparece forte nas pesquisa. Existe ainda a "guerra" entre DEM e o PR que pretende lançar o nome do secretário de Esportes, Baiano Filho: "O governo não vai bancar o besta de entrar lá" - alfinetou Jonas.

Em Várzea Grande os problemas são internos. O nome será decidido em abril, já que hoje conta com quatro postulante: deputado Wallace Guimarães, Wilson Grafite, Arilson Arruda e de Júlio Campos. Jonas disse que já havia um acordo na sigla municipal entre os três primeiros antes de Julio Campos entrar na disputa pela indicação. Nesse acordoficou definido que quem estiver melhor nas pesquisas internas será o candidato do partido.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/190236/visualizar/