Pela 1ª vez todas prefeituras pagam 13º
O presidente da Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM) e prefeito de Nova Marilândia, José Aparecido dos Santos (DEM), disse que levantamento feito pela entidade mostrou que, pela primeira vez nos últimos dez anos, todas as 141 prefeituras pagaram o 13º salário do funcionalismo municipal em 2007. "É um fato inédito que não acontecia no Estado a muitos anos", destacou, observando que "isso (pagamento do abono de natal) foi possível devido, primeiro, a melhoria na economia do pais, que refletiu positivamente na receita, e, segundo, pela política de austeridade implantada pelos prefeitos".
Cidinho afirmou que a arrecadação teve, em dezembro, o seu pico porque passou a vigorar o aumento de 1% na receita do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), fruto de um acordo entre os municípios e o governo federal, e o repasse do P.A.E.S (programa da União). "Esses fatos proporcionaram as prefeituras uma arrecadação recorde em dezembro passado, possibilitando elas honrarem os compromissos com o funcionalismo", enfatizou, observando que, no mesmo período, a receita do ICMS cresceu consideravelmente devido as vendas do final do ano.
"Nenhuma prefeitura de Mato Grosso deixou de pagar o 13º", assegurou. Para Cidinho, a grande maioria das prefeituras mato-grossenses estão com a situação equilibrada e descartou a ameaça do desequilíbrio em virtude das eleições municipais deste ano. "No passado, quando o controle não era rigoroso, poderia haver algum excesso. Hoje com fiscalização constante é difícil alguém cometer abusos".
Comentários