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Politica Brasil
Domingo - 06 de Janeiro de 2008 às 10:19

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Embora dependa da aprovação da FIFA, a quem cabe a decisão sobre a participação ou não de Cuiabá no seleto grupo das capitais brasileiras a sediar jogos da Copa do Mundo de 2014, o Governo do Estado, ao lado de parceiros, já estuda novas propostas para o trânsito de Cuiabá e Várzea Grande, caso a resposta seja positiva.

Entre as obras previstas, num total de cinco, uma está acima de qualquer resposta. Já em execução, a Avenida das Torres, com 12,5 km de extensão no sentido Sul-Norte de Cuiabá interligará 14 bairros, entre Pedra 90 e Bela Vista, nos fundos do shopping Pantanal.

“Será uma via coletora – como um rio recebendo as águas de seus afluentes – desafogando, no horário de pico, o trânsito tanto da Fernando Correa quanto da Estrada do Moinho”, explica Jean Martins Nunes, adjunto de Obras Públicas da Secretaria de Infra-estrutura de Mato Grosso, deixando claro que a obra é administrada pela Prefeitura de Cuiabá, contando, através de convênios, com a participação do Governo de Mato Grosso.

“A Avenida das Torres não levará o turista diretamente ao Verdão, mas lhe permitirá visitar o que a cidade oferece - restaurantes, bares, shoppings, cinemas, teatros, museus” (e até as praias fluviais, já que a Copa do Mundo de Futebol é normalmente disputada entre junho e julho), diz Martins, lembrando que o turista não se restringe a assistir aos jogos. “Ele quer conhecer”, resume.

Já entre as que dependem da resposta da FIFA, estão outras quatro obras: as avenidas 8 de Abril, Miguel Sutil, Dr. Paraná e a “Projetada”, cujo estudo, de acordo com Jean Martins, é o mais audacioso, por ser um acesso rápido entre aeroporto e o Verdão, exigindo uma nova ponte sobre o rio Cuiabá.

Esta nova ponte será o elo entre as avenidas Miguel Sutil, na rotatória do Corpo de Bombeiro, em Cuiabá, e da FEB, em Várzea Grande.

”Os estudos podem sugerir um viaduto ou rebaixamento de pista para reduzir os cruzamentos e aumentar a fluidez do trânsito. Para isso, é preciso levantar (e projetar) a frota e esquemas de segurança principalmente para os dias de jogos da Copa. São questões importantes, com resultados diretos no melhor aproveitamento dos recursos e em maiores benefícios para o cidadão”, diz o secretário adjunto.

Com poucas alternativas para ampliação, as avenidas 8 de Abril e Miguel Sutil terão obras específicas. Enquanto a 8 de abril receberá o mesmo tratamento dado à Prainha (Avenida Tenente Coronel Duarte) há 3 décadas – a canalização do córrego, cobrindo um esgoto a céu aberto -; a Miguel Sutil (Perimetral) poderá ter uma nova faixa em cada direção. Ambas as avenidas são consideradas estratégicas no rápido escoamento do Verdão.

No lado de Várzea Grande, a Avenida Dr.Paraná, prolongada, interligaria a 31 de Março à Ponte Sérgio Motta, funcionando como coletora de vários bairros várzea-grandenses. Apesar de também não estar diretamente ligada ao Verdão, melhorará o acesso ao Coxipó – tanto pela Beira-Rio quanto pela Tancredo Neves, que mesmo não estando contemplada nos estudos, pode ser beneficiada com a canalização do córrego Barbados.

“São estudos que ainda dependem da resposta da FIFA, que será dada em dezembro deste ano. Caso sejam necessários, serão feitos da melhor forma possível em conjunto com as equipes das prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande. Os recursos para isso virão de quatro fontes – iniciativa privada, governos federal, estadual e municipal”, lembra Jean Nunes.





Fonte: Só Notícias

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