DEM começa definir candidato em Sinop
O Democratas deve ser o primeiro partido de Sinop a dar início ao projeto para as eleições municipais deste ano. A executiva municipal da agremiação deve se reunir no começo de fevereiro para fazer uma avaliação e traçar um plano de trabalho para as ações dos pré-candidatos a prefeito e vereadores.
A reunião deve contar com a presença dos dois pré-candidatos do partido à prefeitura, o medico e suplente de senador Jorge Yanai e o empresário e vice-prefeito, Aparecido Granja. Ainda não será nesta reunião que ocorrerá a escolha do representante do partido.
O presidente municipal do DEM, deputado estadual Dilceu Dal’Bosco, disse que está chegando o momento de a sigla começar a preparar o plano estratégico para a eleição. “Está chegando o momento de começarmos a colocar no papel, de fazer um plano estratégico para depois colocarmos o nosso bloco na rua”.
Mais uma vez o deputado voltou a empenhar apoio total aos nomes dos dois pré-candidatos que o partido tem no momento. Ele afirmou que será um dos dois o candidato oficial do partido que irá concorrer à prefeitura. “Eu acredito muito nesses dois nomes. Dos dois teremos o nome do nosso candidato”.
VIA SECUNDÁRIA - A principal surpresa no processo eleitoral em Sinop em 2008 pode ficar por conta da candidatura do próprio Dal’Bosco a prefeito.
O Democratas de Sinop está empenhado em divulgar e viabilizar seus pré-candidatos. No entanto, os dois nomes não são considerados tão fortes e massificados perante a população quanto o de Dal’Bosco. O vice-presidente do Legislativo Estadual larga na frente de Granja e Yanai em função de sua capacidade de articulação e da função de legislador.
Nos bastidores políticos, uma possível candidatura de Dal’Bosco ao Paço Municipal seria a via que mais agrada ao prefeito e cacique local do PSDB, Nilson Leitão. O projeto do prefeito tucano é fazer o seu sucessor, de preferência pertencente ao seu grupo político. Segundo as informações, o partido do prefeito apoiaria e tem preferência incondicional pelo nome de Dal’Bosco para a disputa eleitoral.
Os democratas também não descartam e estão trabalhando para confirmar uma dobradinha com o Partido da República (PR). Nesse cenário, o atual pré-candidato do partido do governador Blairo Maggi, secretário estadual de Esportes Baiano Filho, não disputaria a prefeitura e esperaria pela eleição de 2010, para se candidatar a deputado estadual.
No entanto, de acordo com uma fonte ligada aos democratas, as conversações nesse sentido ainda estariam no começo. De qualquer forma, a aliança DEM-PR seria bem vista pelo principal líder republicano, o governador Blairo Maggi.
Uma aproximação entre PR, DEM e PSDB não será uma surpresa. Desde o começo deste ano, Baiano, Leitão e Dal’Bosco vêm estreitando ligações políticas. Para o público, essa aproximação é vista como uma busca de benefícios para o município. Mas, nos bastidores, é interpretado como um claro sinal de aliança.
Comentários