Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 18 de Dezembro de 2007 às 07:15
Por: Juliana Scardua

    Imprimir


Após conquistar a aposentadoria de deputado conquistada este ano, ex-parlamentar conseguiu retornar com a saída de Bosaipo para o TCE.

O suplente Pedro Satélite (PPS) toma posse hoje na Assembléia Legislativa com a saída do deputado eleito Humberto Bosaipo (DEM), que agora é conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Ex-deputado, Pedro Inácio Wiegert foi derrotado nas urnas em 2006. Este ano, por meio do Fundo de Assistência Parlamentar (FAP), ele conquistou a aposentadoria. A posse torna Satélite o sétimo suplente a assumir o posto de deputado estadual este ano.

Eleito para a legislatura 2003-2006, Pedro Satélite conquistou 19,452 mil votos no pleito do ano passado, volume insuficiente para a eleição direta ante as regras do quociente eleitoral que regem o preenchimento de vagas no Legislativo. Para efeito de comparação, o deputado Chico Galindo (PTB), o último na lista dos 24 eleitos, obteve 11,329 mil votos na mesma eleição.

Ele ingressa agora na Casa com a efetivação de Wagner Ramos na cadeira de Bosaipo, primeiro suplente da Coligação Mato Grosso Unido e Forte, formada então pelo antigo PFL, hoje DEM, e pelo PPS. Wagner Ramos já está em atividade parlamentar desde o início do ano com a saída do eleito João Malheiros rumo à Casa Civil, no staff coordenador pelo governador Blairo Maggi (PR).

A conjectura é que outro suplente da mesma coligação, o ex-deputado Joaquim Sucena, também deva ingressar na Assembléia, na vaga do deputado estadual cassado Gilmar Fabris (DEM). Até agora o presidência do Parlamento não cumpriu a decisão de perda de mandato decretada por unanimidade pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) no dia 22 de novembro. Na tentativa de reverter a sentença, Fabris já teve recurso negado no tribunal.

Entre os suplentes, Pedro Satélite foi o quinto mais votado. “No banco” da Assembléia, encabeça a fila Carlos Brito, hoje secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, seguido, na ordem, por Hermínio Barreto, Wagner Ramos e Roberto França. Além de França e Wagner Ramos, que hoje ocupam vaga na Assembléia, também já tomaram posse na Casa este ano os suplentes Alexandre Cesar (PT), Carlos Avalone (PSDB), Erival Capistrano (PDT) e Júnior Chaveiro (PTB).

A cerimônia de posse de Satélite ocorrerá na sessão plenária ordinária de hoje, marcada para às 17h. Ele vinha fazendo visitas constantes à Assembléia Legislativa nos últimos dias, o que indicava o período de “recondução” à Casa. Ele foi figura registrada na sabatina de Bosaipo e do ex-secretário de Fazenda, Waldir Teis, na Assembléia, uma das fases no processo de indicação que culminou na nomeação dos novos conselheiros.

Sessão – A cerimônia de posse dará espaço na seqüência ao início da apreciação do Plano Plurianual (PPA 2008-2011) e a peça do novo Orçamento Geral do Estado (OGE 2008), programada para hoje. A conjectura é de que a votação só seja concluída na quinta-feira, possivelmente com o uso de uma sessão extraordinária. A votação das duas peças condiciona o início do recesso parlamentar, programado para a partir desta sexta-feira (22).





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/193867/visualizar/