Revisão eleitoral em MT acaba sábado; 62 mil podem perder título
Termina neste sábado (15) o prazo para os eleitores dos 42 municípios envolvidos no processo de revisão eleitoral em Mato Grosso comparecerem aos cartórios, ou postos revisionais, para confirmarem seu domicílio eleitoral.
Somente os eleitores dos 42 municípios selecionados para a revisão é que deverão, obrigatoriamente, comparecerem aos cartórios até o dia 15 de dezembro, sob pena de terem o título cancelado.
Dos municípios envolvidos na revisão, 62.469 eleitores correm o risco de terem a inscrição eleitoral cancelada, o que representa 27,17 por cento de eleitores que ainda não se apresentaram para comprovarem a veracidade de sua inscrição eleitoral.
De acordo com balanço parcial da Corregedoria Regional Eleitoral do TRE-MT dos 229.898 eleitores que devem passar pelo recadastramento 167.429 já compareceram e não correm o risco de perderem o título.
O quantitativo representa 72,83 por cento de eleitores atingidos pela campanha que teve início, em nível nacional, em 5 de novembro e deveria terminar no dia 5 de dezembro, mas que em Mato Grosso foi prorrogada por mais 10 dias.
Os dados atingidos até o momento estão dentro da média de índice satisfatório, uma vez que, em muitas localidades não se atinge 100 por cento dos eleitores. Como o cadastro eleitoral não é estático e apresenta muitas variações durante o ano, os motivos do não comparecimento variam muito.
Óbitos, transferências, suspensão de direitos políticos nesse período, bem como a existência de fraude justificam a ausência de muitos eleitores convocados, e conseqüentemene o cancelamento dos títulos.
A necessidade de revisão eleitoral já pressupõe a inexistência de eleitores que por algum motivo ainda configuram no cadastro eleitoral. O recadastramento tem como objetivo identificar essas irregularidades e distorções e depurar o cadastro garantindo a lisura do pleito. Um dos requisitos para o município entrar na lista de revisão é o registro do número de eleitores superior a 80 por cento da população.
O município de General Carneiro, que pertence a 47ª zona eleitoral de Barra do Garças, registra o maior número de ausentes 41,26 por cento. No município dois eleitores e um empresário foram presos pela Polícia Federal tentando fraudar o procedimento de revisão, por meio de apresentação de notas fiscais frias para comprovação de domicílio eleitoral.
Seguido por Pontal do Araguaia com 38,68 por cento que também pertence à 47ª ZE. Em Ribeirão Cascalheira 2.300 eleitores ainda não compareceram, representando 37,06 por cento do total de 6.206 dos convocados. Na casa dos 36 por cento de ausentes ficam os municípios de Colniza e Nova Maringá.
Já alguns municípios registram alta de comparecimento atingindo quase a totalidade dos eleitores convocados para a revisão. Indiavaí, que pertence a 41ª zona eleitoral de Araputanga, lidera com o registro de 98,58 por cento de comparecimento. Seguida por Matupá 94,15 por cento, Reserva do Cabaçal com 92,63 por cento e Dom Aquino com 91,57 por cento.
PRORROGAÇÃO
Para evitar o maior número possível de cancelamentos o TRE-MT decidiu por unanimidade em sessão plenária do dia 4 de dezembro aprovar a resolução administrativa nº 156/2007 que prorroga de encerramento da revisão eleitoral no Estado para o dia 15 de dezembro.
A proposição foi do vice-presidente e Corregedor Regional Eleitoral em substituição legal, desembargador Díocles de Figueiredo. Para o presidente do TRE, desembargador José Silvério Gomes a prorrogação representa mais uma chance para aqueles eleitores que não puderam comparecer por algum motivo aos postos de revisão ou ao cartório.
Confira a lista dos municípios mato-grossenses que estão sob revisão do eleitorado:
GUIRATINGA
TESOURO
CURVELÂNDIA
ALTO PARAGUAI
ALTO ARAGUAIA
ALTO GARÇAS
ALTO TAQUARI
PONTE BRANCA
COLNIZA
DOM AQUINO
PORTO ESTRELA
SÃO PEDRO DA CIP
SANTA CRUZ DO XINGU
NORTELÂNDIA
SANTO AFONSO
GLÓRIA D'OESTE
IPIRANGA DO NORTE
ITANHANGÁ
CARLINDA
PARANAÍTA
FIGUEIRÓPOLIS DO OESTE
NOVO H. DO NORTE
NOVA MARINGÁ
ÁGUA BOA
NOVA NAZARÉ
PEIXOTO
MATUPÁ
CASTANHEIRA
ITIQUIRA
ACORIZAL
INDIAVAÍ
RESERVA DO CABAÇAL
SÃO JOSÉ DO POVO
TORIXORÉU
GENERAL CARNEIRO
PONTAL DO ARAGUAIA
JURUENA
APIACÁS
RIO BRANCO
SALTO DO CÉU
RIBEIRÃO CASCALHEIRA
PARANATINGA
Comentários