Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 13 de Dezembro de 2007 às 18:58
Por: Débora Lemos

    Imprimir


Pessoas que contribuíram para o desenvolvimento do norte de Mato Grosso serão agraciadas com títulos de cidadãos mato-grossenses, no próximo dia 14, no Plenário das Deliberações, a partir das 19 horas. A honraria reconhece a dedicação e trabalhos de pessoas que desenvolveram ações em benefício do crescimento econômico e social do estado, com políticas públicas que vêm ao encontro do bem-estar da sociedade.

Em sua justificativa, o deputado Zé Domingos (DEM) lembrou que as indicações são em virtude dos serviços prestados por eles para toda a região norte. Estes cidadãos mato-grossenses são exemplos de empenho pelo desenvolvimento sócio-educativo e cultural da população. “A honraria é um meio de a Assembléia Legislativa reconhecer todas as ações desenvolvidas por eles em prol da sociedade”, explicou o parlamentar.

A comenda é conferida pela Assembléia Legislativa às pessoas que adotaram o Estado de Mato Grosso como moradia e estabelecimento para desenvolvimento. “É uma homenagem justa para os que contribuem para o desenvolvimento de Mato Grosso, pois esse reconhecimento vem carregado de simbologias aumentando mais o compromisso destas pessoas com o Estado e toda a população”, enfatizou.

Entre os nove agraciados, a única a mulher a ser condecorada nesta sessão solene será a juíza, Débora Roberta Pain Caldas. A carioca formou-se em 1999 e apesar de pouco tempo de graduada possui uma vasta experiência na magistratura adquiridos por um currículo que envolve inúmeros cursos e o magistério. Em 2004, assumiu definitivamente a vaga como Juíza de Direito da Comarca de Sorriso - MT. Uma de suas ações como juíza corregedora foi criar para proporcionar a reintegração destes infratores, projetos que está dando resultados positivos na prática.

Estes projetos destacam-se: a criação da Biblioteca, a Casa do Albergado e a Horta para reeducandos. Além disso, foi implantada a confraternização natalina, o curso supletivo, a confecção de Cesta de Páscoa pelos detentos, o Projeto “Drogas, Problema Seu, Meu, Nosso”, o programa de desintoxicação dos presos, a Campanha da Solidariedade, com o objetivo de arrecadação de roupas femininas e masculinas para os presidiários e seus familiares e o Dia da Ressocialização, todos desenvolvidos dentro da Cadeia Pública.

Outro nome de destaque e que também receberá a homenagem é o do empresário e produtor rural Guerino Ferrarin, de Lucas do Rio Verde. Ele se instalou ao município no final dos anos 80. Gaúcho de Constantina chegou a Mato Grosso e primeiramente residiu em Tangará da Serra e logo após em Porto dos Gaúchos, mas com sua visão de empreendedor encontrou no município de Lucas do Rio Verde o que necessitava para iniciar um dos maiores grupos agrícola desse Estado, cuja denominação leva suas iniciais GGF – Grupo Guerino Ferrarin, onde atualmente emprega mais de mais de 300 pais de famílias, participando ativamente das ações em beneficio junto à comunidade.

Um dos nomes mais conhecidos da área de supermercados da região norte do estado também será agraciado com a honraria. Jocondo Del Moro, nasceu em Urussanga-SC, chegou em Mato Grosso no fim dos anos 70 em Alta Floresta, vislumbrando com o potencial de crescimento da região onde iniciou seus negócios. Atualmente são cinco unidades de grande porte, instalados nos municípios de Alta Floresta, Apiacás, Peixoto de Azevedo, Lucas do Rio Verde, Sorriso e em processo de instalação outro em Nova Mutum, gerando cerca de 1.000 (um mil) empregos diretos.

O engenheiro agrônomo paranaense Pasquino Tolari, explorou um mercado ineficiente quando chegou a Mato Grosso montando uma empresa no ramo de distribuição de bebidas nos municípios de Lucas do Rio Verde e Nova Mutum - MT. A partir daí sempre trabalhou com oportunidades para desenvolver ações que mostrassem seu potencial e colaborasse com o desenvolvimento da região, o que foi um fator determinante para a indicação do seu nome para receber a homenagem.

O agricultor Wilson Roque Pozzobon, atua no ramo de fertilizantes e como tantos migrantes vieram do sul do país, especificamente do Rio Grande do Sul. Em seu campo profissional, teve a oportunidade de demonstrar seu potencial de empreendedor e de crescimento. Como líder nato, sempre conseguiu fazer sua organização se concentrar em seus objetivos, ressaltando que para ele a oportunidade aparece. Sua capacidade bom relacionamento, planejamento, inteligência e simplicidade o fazem ser comprometido com a comunidade de Sinop.

Ignácio Schevinski Netto natural do Rio Grande do Sul, foi Sub-Prefeito do Distrito de Sorriso, Presidente da Comissão de Emancipação, tornando-se prefeito Municipal de Sorriso no período de 1993 a 1996. Chegou à região em 1976, vislumbrando com o potencial de crescimento econômico da região. O destaque deste cidadão está em suas participações nas diversas atividades em busca da melhoria da qualidade de vida da população da região, como a instalação da energia elétrica, água potável, sinal de TV, construção de igrejas, e participação ativa na política, baseado na moralidade, respeito, idoneidade e ética.

O gaúcho Neri José Chiarello é Agricultor e Empresário, proprietários de armazéns nos Municípios de Sorriso e Sinop-MT. Sua atuação tem se desenvolvido em diversas frentes, e sempre com destaque, tanto em empresas quanto em sua vida social. Em seu campo profissional, teve como opção ficar no Mato Grosso e apostar no potencial do Estado aproveitando o momento favorável para junto à sociedade contribuir para o desenvolvimento da região.

Ademir Zibetti nascido em Chapecó-SC, Agropecuarista e Empresário no setor Madeireiro no estado de Mato Grosso. Proprietário da ZIBETTI Indústria e Comércio de Madeiras Ltda., onde proporciona emprego direto a mais de 50 (cinqüenta) pessoas em suas atividades empresariais. Além dos empreendimentos empresariais, é um grande articulador e visionário das ações de políticas públicas colaborando significativamente para a melhoria da qualidade de vida da comunidade em que vive.

O ultimo homenageado é o goiano Orcival Gouveia Guimarães, agropecuarista e Empresário do ramo de Comércio de Máquinas Agrícolas, também é agricultor e pecuarista. Seu lado empreendedor levou a buscar no município de Lucas do Rio Verde o ponto inicial para suas atividades. Atualmente e como diretor de várias empresas, oferece cerca de 800 empregos diretos em suas atividades empresariais.

Para que o título de cidadão, seja entregue, um projeto de resolução é formatado e passa pelas Comissões Técnicas que analisam o currículo de cada homenageado. Depois os deputados votam os projetos pela sua aprovação ou rejeição. Todos os homenageados indicados pelo deputado Zé Domingos foram aprovados sem ressalvas.





Fonte: Assessoria/AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/194353/visualizar/