Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 13 de Dezembro de 2007 às 14:43

    Imprimir


Antes pessimista sobre as consequências de uma eventual derrota do governo na prorrogação da Contribuição Provisória Sobre Movimentação Financeira (CPMF), o ministro da Fazenda, Guido Mantega, mudou o discurso nesta quinta-feira (13) ao dizer que a rejeição do tributo pelo Senado Federal não prejudicará a manutenção de um cenário positivo para a economia brasileira.

"Não será a não aprovação da CPMF que vai prejudicar o andamento desse cenário positivo. Não permitiremos que isso aconteça. Tomaremos todas as medidas para que o cenário positivo continue em curso", disse Mantega nesta quinta-feira.

O mesmo tom já havia sido adotado pelo secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Bernard Appy, na manhã desta quinta. "O governo está preparado e certamente a economia está muito sólida hoje para ser abalada por uma votação. O ideal seria aprovar a CPMF, mas isso não deve comprometer a trajetória da economia brasileira e o governo está preparado para tomar as medidas necessárias", disse.

Crescimento econômico

O ministro da Fazenda disse ainda que o atual processo de crescimento da economia brasileira é o melhor dos últimos anos. E previu ainda que o PIB apresentará um crescimento em torno de 5,2% neste ano.

"Nos últimos quatro anos, teremos crescido uma média de 4,5%. As condições para que crescimento tenha continuidade estão presentes: superávit primário mantido, robustecimento do mercado interno, inflação controlada e investimentos atingindo patamar histórico", disse ele. Para 2008, Mantega disse acreditar que o PIB crescerá mais do que os 5,2% projetados para este ano.

O ministro da Fazenda também avaliou que a taxa de elevação dos investimentos da economia brasileira, em torno de 13% em 2007, representa solidez. "O país está crescendo solidamente por meio de mercado interno robusto. De modo equilibrado e sustentável", disse. Acrescentou que o crescimento acontece com controle inflacionário.




Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/194385/visualizar/