Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 29 de Novembro de 2007 às 05:32

    Imprimir


O projeto de lei 658/2007, que institui a regularização da atividade de pesca esportiva em Mato Grosso, foi aprovado em primeira votação nesta quarta-feira (28). A regulamentação, além de fomentar o turismo, vai incentivar uma cultura de preservação ambiental aos adeptos da pescaria, visto que, a intenção é praticá-la apenas com fins recreativos – “Pesque Solte”.

“O pesque e solte é o ato de pescar, admirar, fotografar e soltar o peixe em perfeitas condições de sobrevivência. É fundamental entender que na pesca esportiva o maior atrativo do “pescador” é o peixe, de preferência em quantidade e de bom tamanho”, explicou o deputado Ademir Bruneto, o autor do projeto.

A proposta também enfoca o comportamento dos profissionais e auxiliares do segmento, já que o guia de pesca, até como garantia de sobrevivência do seu emprego, deve manter e conservar o local de trabalho, o meio ambiente. Desta forma, o parlamentar orientou que a atitude de devolver à água, independentemente de estar dentro ou não das medidas estabelecidas pela legislação, deve ser praticada por todas as pessoas que dependem da manutenção da pesca esportiva, como garantia de lazer ou emprego.

“Não há hotel pesqueiro, nem emprego que sobreviva sem que o meio ambiente esteja em condições adequadas para o desenvolvimento. Dado o tempo necessário para que um peixe cresça e atinja tamanho para atrair o turista, a sua soltura é uma das bases fundamentais para que a pesca esportiva cresça e se estabeleça de forma sólida e duradoura”.

Algumas experiências no Brasil, realizadas em regiões estabelecidas como reserva ecológica de pesca esportiva, onde o turista pode pescar e comer o que quiser no local, mas não pode levar nenhum exemplar, estão apresentando sucesso e atraindo cada vez mais pescadores preocupados com a manutenção do seu esporte preferido.

O parlamentar também quer o desenvolvimento de campanhas de disseminação do tema para incentivar o turismo voltado para área, que ainda é pequeno em todo o Brasil , uma vez que não se pode levar o peixe.





Fonte: Assessoria/AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/196371/visualizar/