Sistema de Controle Interno será tema de evento na segunda-feira (26)
O evento realizado pela Auditoria Geral do Estado (AGE) em parceria com a Controladoria Geral da União (CGU) e com a participação dos Tribunais de Contas da União (TCU) e do Estado (TCE) e dos municípios da Baixada Cuiabana tem como objetivos contribuir para que as dúvidas sobre sistemas de controle interno sejam dirimidas e para que também seja realizada a troca de informações e experiências sobre o assunto.
Ao todo, deverão participar da capacitação aproximadamente 60 pessoas, sendo que, além dos representantes dos órgãos federais e estaduais, deverão estar presentes auditores de 15 municípios e servidores dos núcleos sistêmicos.
O auditor-geral de Mato Grosso, José Gonçalves Botelho do Prado, salientou a importância de se demonstrar o modelo interno de controle como instrumento de recurso público. “Estaremos levando uma importante contribuição para que os municípios consigam implantar o controle interno e atender assim as exigências do TCE”, explicou Prado, se referindo a resolução 001/2007 do Tribunal de Contas do Estado, que aprovou o guia de implantação do sistema de controle interno nos municípios. “Será uma grande troca de experiências”, completou.
O auditor da AGE, José Alves, acrescentou que, principalmente na questão sobre as unidades setoriais de controle interno dos Núcleos Sistêmicos, serão abordadas questões práticas para que o entendimento seja o melhor possível.
Confira abaixo a programação do evento:
26/11 – Segunda-feira:
8h às 12h: A instituição dos Controles Internos na Visão do TCE/MT
14h às 18h: Controles Internos na Visão do Tribunal de Contas da União; Atividades de Auditoria segundo a experiência da CGU; verificação da conformidade dos procedimentos; integração da atividade de auditoria com o processo de governança; técnicas e ferramentas atuais.
27/11 – Terça-feira:
8h às 12h: A implantação das Unidades Setoriais de Controle Interno nos Núcleos Sistêmicos (AGE/MT)
14h às 18h: A instituição do Controle Interno na experiência da Secretaria de Auditoria e Controle do Município de Cuiabá.
Comentários