Ex-deputado enfrenta sérios problemas de saúde
Mesmo após ter concluído o mandato de deputado, em 31 de janeiro deste ano, Barbour continuou atuando na Assembléia. Foi nomeado como consultor político da Mesa Diretora e participava das sessões como se fosse o 25ª deputado. Fazia do ambiente espécie de terapia. Hoje, sua sala na Assembléia não tem mais sua presença. É usada agora como gabinete de outros ex-deputados.
Nos últimos três meses o quadro clínico de Barbour se agravou. Neste período, esteve hospitalizado no Albert Einstein, em São Paulo, quatro vezes. Luta contra câncer e já se submeteu à cirurgia até nos Estados Unidos.
Barbour se divide hoje entre um apartamento em Cuiabá e a fazenda em Barra do Bugres, onde permanece por mais tempo. Apesar de estar lúcido, o ex-deputado tem evitado receber visita de amigos da política, como os deputados José Riva e Humberto Bosaipo e até mesmo o governador Blairo Maggi, de quem foi líder na Assembléia.
Renê Barbour é um dos desbravadores do Médio-Norte. Possui hoje cerca de 250 mil cabeças de gado distribuídas em fazendas nos municípios de Denise, Arenápolis, Tangará da Serra, Porto Estrela e São José do Rio Claro. Uma delas, de 101 mil hectares, começa em Porto Estrela e acompanha o percurso do rio Paraguai até São José do Rio Claro. Essas propriedades são administradas agora pelo filho Renê Junqueira Barbour Filho. A família, por meio de um Conselho, também administra a usina Barralcool.
Comentários