Chapada receberá conferência de políticas voltada aos jovens do Estado
A cidade de Chapada dos Guimarães será sede da 1ª Conferência Regional de Políticas Públicas de Juventude de Mato Grosso, representando o pólo Vale do Rio Cuiabá, que é formado por 11 municípios. O evento está programado para o dia 1º de novembro, com programação das 7 às 17 horas. São esperados aproximadamente 250 jovens, a partir de 15 anos, sendo que cada município indicará 15 membros e a cidade sede, 50 nomes.
Durante a conferência, serão eleitos 33 delegados da regional (cada município do pólo serão eleitos três delegados – um do Poder Público e dois da sociedade civil) para participarem da Conferência Estadual de Políticas Públicas da Juventude, prevista para acontecer no dia 13 de dezembro. A etapa nacional acontecerá no período 20 a 23 de março de 2008, onde 25 delegados estarão representando o Estado. O evento nacional tem a finalidade de mobilizar, informar e dialogar com a sociedade sobre o tema “Juventude”, criando oportunidade para os jovens participarem e expressarem sua voz.
O evento em Chapada contará com uma programação extensa de discussões sobre temas ligados ao tema principal “Levante sua Bandeira”, abertura da palavra aos jovens, realizações de grupos temáticos, apresentações culturais, palestras de representantes dos poderes públicos municipais e estadual. Ao final, serão elaboradas propostas a partir das sugestões apresentadas na conferência e haverá a eleição dos delegados.
Além da participação dos jovens, é esperada a presença da sociedade, por meio de seus segmentos, como administradores públicos do Executivo, do Legislativo e do Judiciário (municipal e estadual); movimentos sociais e populares; ONG’s, entidades profissionais, acadêmicos e pesquisadores; entidades sindicais, associativas, patronais e laborais e o Ministério Público.
A conferência é uma parceria do Governo do Federal, Estadual, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), e Prefeitura de Chapada dos Guimarães, que conta com empenho das Secretarias Municipais de Educação e Turismo.
Comentários