Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 29 de Outubro de 2007 às 16:25
Por: Nadja Vasques

    Imprimir


Preocupado com as desvantagens que uma criança com alterações neurológicas possa apresentar em relação às demais, o vice-líder do governo na Assembléia Legislativa, deputado Alexandre César (PT), apresentou Projeto de Lei autorizando o governo do estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), a implantar unidades de tratamento de crianças com necessidades especiais. Nessas unidades atuariam equipes multidisciplinares, compostas por médico, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional e psicólogo, com a possibilidade de utilização da terapia de cavalos equoterapia. O projeto autoriza ainda convênios com prefeituras municipais, autarquias e fundações interessadas.

A equoterapia tem sido aplicada com resultados positivos em todo o país. Isso porque esse recurso terapêutico trabalha o tônus muscular, de forma a melhorar a condição motora para uma melhor adaptação às atividades a serem desenvolvidas pelas crianças no seu dia a dia, além do aspecto afetivo proporcionado pela relação com o animal, favorecendo maior adaptabilidade ao convívio social.

Devido à necessidade de uma estrutura mais ampla, em contraponto ao espaço urbano, este tipo de tratamento é oferecido por um número reduzido de centros profissionais, elevando os custos e restringindo o acesso, contrariando o princípio da eqüidade. Deste modo, a sugestão é de que este projeto seja implantado em municípios onde as prefeituras possam disponibilizar espaço adequado.

Consciente da responsabilidade social em proporcionar condições de tratamento adequado à população menos favorecida, conforme Alexandre César, a presente iniciativa é uma tentativa de minimizar os efeitos trazidos pela falta de tratamento ofertado a esse tipo de clientela, que demanda assistência mais específica e com a garantia de continuidade de tratamento.





Fonte: Assessoria/AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/200848/visualizar/