Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 25 de Outubro de 2007 às 08:57

    Imprimir


O empresário e deputado Adalto de Freitas, o Daltinho (PMDB), pré-candidato a prefeito de Barra do Garças, quer transformar a região que ele próprio denomina de Vale dos Esquecidos em Estado do Araguaia. Começou a liderar o movimento separatista junto a 32 municípios e está se articulando em Brasília. No fundo, Daltinho pretende se transformar no porta-voz da região e comenta nos bastidores que sonha até em ser o governador do virtual novo Estado que poderia chegar a 70 municípios.

Enquanto isso, outras regiões mato-grossenses, como o Nortão, que até a década passada defendia a criação do Mato Grosso do Norte, não estão mais incentivando projetos sobre divisão territorial. Há quatro deles tramitando no Congresso Nacional em defesa, por exemplo, do Território Nacional do Pantanal, a ser formado por 22 municípios de MT e de Mato Grosso do Sul, abrangendo cerca de 500 mil pessoas.

Daltinho afirma que vai mobilizar a população em defesa do novo Estado. O processo é lento e burocrático. Primeiro, algum deputado federal deve apresentar o projeto, a ser apreciado por várias comissões temáticas até chegar à apreciação em plenário. Depois, se obtiver respaldo quanto à viabilidade, promove-se um plebiscito junto à população. O deputado Daltinho afirma que está disposto a isso. Vai pressionar a bancada federal a apoiar o projeto, apesar de alguns resistirem a idéia. O governador Blairo Maggi também é radicalmente contra. Mato Grosso já sofreu processo de divisão na década de 70, quando surgiu Mato Grosso do Sul.

"Em breve, pode haver um plebiscito em favor da divisão do Estado. Percebemos que o governo não tem pernas para chegar aos municípios carentes". Observa que o fator problemático é o isolamento e a distância da região dos centros. Alguns municípios estão localizados a mais de mil km de Cuiabá. "Mato Grosso tem uma grande extensão territorial e o governo estadual não consegue administrar com eficiência todas as regiões". O parlamentar reclama que até mesmo os recursos do Fundo Constitucional de Incentivo (FCO) não chegam ao Araguaia.

Por outro lado, Daltinho se posiciona contra o projeto que propõe a criação do Estado de Mato Grosso do Norte, já cogitado há anos. "A nossa visão é que o Araguaia abranja a região de norte a sul de Mato Grosso e não a leste e oeste como prevê a proposta".





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/201469/visualizar/