Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 12 de Outubro de 2007 às 11:00

    Imprimir


Um dos ícones da história mato-grossense, assim foi ex-prefeito de Cuiabá Manoel Miráglia, que durante uma solenidade emocionada, teve seu nome devolvido à praça localizada entre as avenidas das Flores e Ramiro de Noronha, no bairro Jardim Cuiabá. O evento reuniu amigos, familiares, autoridades dos governos municipal e estadual, e membros da comunidade maçônica na noite desta quinta-feira (11).

“Nossa iniciativa consistiu em anular uma lei recente para fazer valer outra anterior, porque este espaço sempre teve no nome de Manoel Miráglia, mas alguém resolveu mudá-lo sem consultar a família ou a comunidade. Num país que vive uma crise ética, pessoas como ele deveriam sim ser exaltadas pela sua honestidade e trabalho”, explicou o prefeito Wilson Santos. Ele pontuou que o projeto de mudança teve aprovação unânime na Câmara Municipal dos Vereadores.

O local passou a ser chamado, nos últimos anos, de Praça Airton Sena, nome que os familiares de Miráglia disseram apreciar. “Nós respeitamos a importância do nosso querido piloto brasileiro, que conta com homenagens justas em todo país, mas acredito que a atitude do prefeito faz justiça e promove um resgate na história da Capital, porque precisamos valorizar nosso passado, para construir um futuro de prosperidade e desenvolvimento”, disse Emília Miráglia.

No dia em que se comemora o aniversário da divisão de Mato-Grosso, a Prefeitura de Cuiabá retoma a homenagem ao ilustre cuiabano, que sempre despertou simpatia e admiração. “Quem não se lembra das famosas Lojas Miráglia que colocavam em exposição nas suas requintadas vitrines as mais cobiçadas jóias da época? Ele foi um grande empreendedor, um dos primeiros a abrir uma loja de lapidação de diamantes no Estado”, disse o orador da Centenária Loja Maçônica Acácia Cuiabana, João Pereira Marinho.

Ele ainda completou: “Não teve filhos, mas teve tempo para gerar bons frutos, como a abertura da avenida Getúlio Vargas, também foi responsável pelo adensamento populacional no entorno dela”. Num discurso carregado de sentimento, Marinho descreveu que os pequenos gestos muitas vezes é que revelam os líderes da história, assim como acontece com o ex-prefeito Miráglia.

Amigo na juventude do homenageado, que faleceu há quase 28 anos, o ex-governador Garcia Neto, contou toda trajetória que o trouxe a Cuiabá, no início da carreira profissional de engenheiro. Depois de passar um tempo trabalhando para adquirir experiência, acabou decolando nas terras desconhecidas, que foram bastante acolhedoras. “Quem chega aqui não volta mais, porque é abraçado pelos cuiabanos, pela gentileza. Foi isso que aconteceu comigo e hoje me considero cidadão dessa terra de coração”.

Comunidade – A professora, advogada e publicitária Anivalda Bezerra Ribeiro, que mora na localidade há 20 anos aprovou a idéia, que está mais de acordo com a realidade do povo cuiabano. “As homenagens devem ser primeiramente aos que fizeram história na nossa terra”.

O comerciante Roberto Higino, 52, disse que a mudança no visual da praça deixou o espaço ainda mais bonito e aconchegante. Já Diego Rodrigues, 21, auxiliar administrativo de uma escola particular, usa um dos bancos da praça todos os dias para esperar a hora de bater ponto e gosta de curtir o local. "É um lugar agradável, tranqüilo, onde as famílias trazem os filhos para brincar”.





Fonte: O Documento

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/203060/visualizar/