Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 02 de Outubro de 2007 às 19:09

    Imprimir


O prefeito Wilson Santos participou na noite desta segunda-feira (01), no Centro de Eventos do Pantanal, da Sessão Solene em comemoração ao “Dia do vereador” promovida pela Câmara Municipal, com Moção de Distinção de Honra aos vereadores e ex-vereadores da Capital.

A Câmara Municipal de Cuiabá foi instalada no ano de 1947, o primeiro presidente da mesa diretora foi o ex-vereador José Monteiro de Figueiredo, o Zelito, no período moderno - após o fim do Estado Novo de Getúlio Vargas. A primeira vereadora pelo município foi Maria Nazaré, que atuou no parlamento por sete vezes.

Dentre os homenageados usaram a tribuna o ex-governador de Mato Grosso e ex-prefeito de Cuiabá, Frederico Campos, secretário-chefe da Casa Civil e deputado licenciado, João Antônio Cuiabano Malheiros e o representante dos ex-vereadores, o ex-professor Aecim Tocantins.

O prefeito Wilson Santos relembrou sua época de vereança e ressaltou que a eleição mais difícil é exatamente para vereador, porque o número de concorrentes era muito maior do que para qualquer outro cargo. “Eleição para vereador pode ser comparada a um vestibular para medicina, chega a ter 20 candidatos por vaga. É muito mais fácil tranqüila a eleição para Assembléia do que para vereador”, afirmou Santos.

Sobre a relação entre a Prefeitura de Cuiabá e a Câmara de vereadores, o prefeito ressaltou que é de respeito e autonomia. “A Prefeitura respeita e dá toda autonomia para a Câmara Municipal. Fazemos questão de repassar o duodécimo rigorosamente em dia, pagamos os atrasados quando assumimos a gestão. É uma relação de respeito à independência, autonomia e ao mesmo tempo de harmonia em favor dos interesses públicos”, ressaltou.

“A Câmara Municipal é o parlamento mais antigo, mesmo no Brasil colônia já existia, o vereador é o primeiro que é procurado, é o agente político mais próximo do cidadão e o mais cobrado”, finalizou.

O presidente da Câmara, vereador Lutero Ponce frisou que o parlamento municipal nunca prestou tal homenagem. “Pela primeira vez nós estamos lembrando dos vereadores que fizeram a história de Cuiabá. A Câmara existe desde 1947, completa 60 anos de parlamento municipal, e por aqui passaram diversos vereadores que ajudaram nossa cidade, nada mais justo que essa homenagem”.





Fonte: O Documento

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/204629/visualizar/