Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 25 de Setembro de 2007 às 19:17

    Imprimir


O presidente da Comisssão de Segurançca Pública da Assembléia Legislativa de Mato Grosso, deputado Walter Rabello (PP), recebeu nessa terça-feira (25) em Brasília, a informação do secretário nacional de Segurança Pública, Antonio Carlos Biscaia, de que Mato Grosso pode entrar na segunda etapa do Plano Nacional de Segurança Pública Com Cidadania (Pronasci).

Até então, essa possibilidade era remota, já que outros 11 estados brasileiras já haviam sido previamente selecionados.

Biscaia adiantou " que há todas as possibilidades de que Mato Grosso entre nesse grupo, que ainda não é definitivo".

Rabello esteve no gabinete do secretário, no Ministério da Justiça , acompanhado da senadora Serys Marli (PT), dos deputados federais Eliene Lima e Valtenir Pereira e do deputado estadual Junior Chaveiro (PMN), também membro da Comissão de Segurança da Assembléia.

O secretário Biscaia , se mostrou impressionado com os dados apresentados por Rabello, que retratam a violência que assola Mato Grosso, em especial a Grande Cuiabá.

O número de homicídos, segundo Biscaia é fator definitivo para a escolha das regiões a serem inseridas no Pronasci. Dados oficiais entregues por Rabello ao secretário, mostram que nesse quesito, o quadro de Mato Grosso é ainda mais alarmante. O estado pulou de 17º em homicídos para o 8º lugar.

"Nós temos prontos para serem investidos no Pronasci, durante os próximos quatro anos, cerca de 6 bilhões de reais e parte desse recurso pode sim ser investida em Mato Grossa, basta que haja uma boa articulação política no Estado", acrescentou Biscaia.

Walter Rabello os demais parlamentares receberam do secretário a notícia de que Mato Grosso estará recebendo nos próximos dias, 26 viaturas que estavam a serviço dos Jogos Panamericanos, realizados neste ano , na cidade do Rio de Janeiro.

" Essas viaturas só estão sendo vistoriadas e logo estarão chegando lá em Mato Grosso", garantiu o secretário.

O deputado federal Eliene Lima, avaliou que a reunião com Biscaia, superou as expectativas não só da Comissão de Segurança Pública da Assembléia, como da bancada federal de Mato Grosso em Brasília.

"Antes não havia sequer a possibilidade de termos nosso Estado inserido nessa segunda parte do Pronasci, e agora, acabamos de ouvir do secretário que é perfeitamente possível, já que os números que o deputado Rabello trouxe o deixaram impressionado", salientou Eliene.

O deputado Valtenir Pereira aproveitou o encontro para pedir ao secretário Biscaia, que o governo federal doe a Mato Grosso um dos helicópteros que também foram usados no PAN. O secretário não descartou a possibilidade da doação, mas salientou que isso não será possível de imediato.

Conforme Walter Rabello, um próximo passo da Comissâo de Segurança Pública da Assembléia, será a elaboração de um projeto para obtenção de recursos do Fundo Nacional Penitenciário (FUNPEN), que segundo Biscaia, " está todo estruturado no Ministério da Justiça, inclusive com recursos, apenas aguardando projetos dos estados".

Essa foi a Segunda reunião da Comissão de Segurança da Assembléia no Ministério da Justiça.

A primeira foi no início deste ano. Daquele encontro com o ministro Tarso Genro, quatro sugestões apresentadas por Walter Rabello, foram acatadas e inseridas na primeira etapa do Pronasci, sendo elas : a definição do Piso Salarial Nacional da Polícia Civil; Construção de Presídios Especiais para Jovens entre 18 e 24 anos; Criação de Novas Vagas para a Polícia Federal (reforço nas fronteiras e desarmamento); Criação de Novas Vagas Para a Polícia Federal e Programa de Saúde Para os Policiais (apoio psicológico e psiquiátrico).





Fonte: O Documento

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/205753/visualizar/