Abicalil reafirma participação na Frente Parlamentar pelo fim do Voto Secreto
Membro da Frente Parlamentar pelo Fim do Voto Secreto, o deputado Carlos Abicalil (PT) participou nesta terça-feira (18/09) do relançamento da Frente na Câmara dos Deputados.
Defensor do voto aberto, o deputado Abicalil acredita que a aprovação do voto aberto é um ganho da democracia. “Primeiro lugar é uma avaliação positiva, mas ela é resultado – especialmente – da forma de opinião pública, da pressão popular e social em função da Câmara cumprir o seu papel institucional”, explica.
Abicalil destaca que o voto aberto acrescenta a transparência na posição individual do parlamentar e depois de aprovado dará sustentação no argumento as posições que cada um vier a tomar. “Por outro lado, sozinho não resolverá tudo. É importante ressaltar que isto faz parte do processo de reforma política e amadurecimento democrático”, ressalta o parlamentar.
A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (19/09), proposta de emenda constitucional (PEC) que estabelece o voto aberto em todas as votações no Congresso.
Por se tratar de emenda à Constituição, a proposta precisa ser aprovada duas vezes no plenário do Senado e depois duas vezes na Câmara dos Deputados.
Comentários