Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 06 de Setembro de 2007 às 22:26

    Imprimir


A Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs) reuniu, nesta quinta-feira ( 06.09), no auditório da Secretaria de Estado de Planejamento, as instituições que irão executar o Plano Nacional de Qualificação (PNQ) de 2007 para discutir questões referentes ao cronograma dos cursos deste ano.

A reunião teve como objetivo principal instruir os participantes sobre a disponibilização de materiais, o repasse financeiro e a infra-estrutura das salas onde os cursos serão aplicados.

A assessora especial da Setecs, Clélia Borges, explica que o encontro serviu para sanar as dúvidas existentes. Ela ressaltou que os cursos do PNQ são destinados a pessoas carentes, por isso as executoras têm que ofertar material didático, vale-transporte e lanches para os alunos.

As instituições executoras dos cursos este ano são: Centro Estadual de Educação Profissional e Tecnológica de Mato Grosso (Ceprotec), Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico de Mato Grosso (Fundetec), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Fundação Rio Verde.

QUALIFICAÇÃO

O PNQ este ano irá qualificar 2.359 trabalhadores, 179 a mais do que no ano passado, quando foram qualificadas 2.180 pessoas. Os cursos são desenvolvidos com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), atendendo 17 municípios de Mato Grosso - aqueles que possuem postos do Sistema Nacional de Emprego (Sine/MT).

Serão desenvolvidos cursos como informática básica, atendimento ao público, artesanato, reciclagem de lixo, camareira/copeira, confecção de doces e salgados, administrador de propriedades rurais, cuidador de idosos, eletricista industrial, gestão de recursos humanos, digitação, montagem e manutenção de computadores, cooperativismo/associativismo, auxiliar de escritório com informática, garçom, entre outros.

Só em Cuiabá está prevista a realização de 15 capacitações: eletricista industrial, solda mig, operador de máquina empilhadeira, operador de caldeira, técnico em refrigeração, recondicionamento de embreagem, capacitação de conselheiros, auxiliar administrativo, auxiliar financeiro, técnicas de vendas, operador de caixa, gestão de recursos humanos, informática básica, tornearia e PABX.

"Os cursos são selecionados pelo Conselho Estadual do Trabalho, órgão colegiado, tripartite, paritário e deliberativo vinculado à Setecs. Para a escolha das qualificações e municípios beneficiados, são utilizados critérios como o Índice de Desenvolvimento Humano do Município (IDH), crescimento econômico, população economicamente ativa, demanda do mercado de trabalho por determinada função profissional", esclareceu o secretário-adjunto de Trabalho e Emprego da Setecs, Jean Estevan.

Serão atendidas as cidades de Cuiabá, Várzea Grande, Diamantino, Guarantã do Norte, Jaciara, Primavera do Leste, Pontes e Lacerda, Rondonópolis, Sapezal, Sinop, Água Boa, Barra do Garças, Alta Floresta, Alto Araguaia, Cáceres, Sorriso e Tangará da Serra. Os demais municípios do Estado serão atendidos através de outros convênios.





Fonte: Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/208076/visualizar/