Juarez acusa Dal Bosco de tráfico de influência
O deputado Juarez Costa, no olho do furacão por ter sido acusado de tráfico de influência, resolveu partir para o ataque contra o seu colega parlamentar Dilceu Dal Bosco. Numa participação na CPI da Sema nesta quinta, na condição de declarante, Juarez disse que Dal Bosco foi à secretaria estadual de Meio Ambiente para dar celeridade a um projeto ambiental, insinuando tráfico de influência, a mesma acusação imposta ao próprio Juarez pelo agricultor João Batista da Silva. As declarações acirraram os ânimos, já tensos, principalmente do presidente da Comissão, deputado José Riva.
A intenção da CPI para a sessão desta quinta seria promover espécie de acareação entre Juarez, João Batista, Fábio Galindo (procurador da fazenda Gislaine I) e Walmor Brolin (proprietário da fazenda Gislaine I). Com essa estratégia de colocar os quatro frente-a-frente, não se chegou a um entendimento claro dos fatos, devido às acusações mútuas.
Juarez, pré-candidato a prefeito de Sinop, insinuou a todo instante que o deputado Dal Bosco, também de Sinop, teria exercido influência ao procurar pessoalmente o secretário de Meio Ambiente, Luís Henrique Daldegan e o então superintendente de Gestão, Rogério Rodrigues da Silva. "Dilceu acompanhou o projeto Ena. Ele não foi procurado pela Sema, ele foi à Sema", disse Juarez.
Riva questionou se Juarez estava fazendo uma acusação contra Dal Bosco. Em resposta, o peemedebista disse: "Vossa Excelência interpreta da sua maneira e, eu, da minha. Se pede a análise e foi aprovado com várias irregularidades, é porque o pedido foi feito", reafirma Juarez. Nesse momento, Riva interrompe Juarez e alerta que a CPI não deve ser transformada em palanque para a disputa política.
Juarez, por fim, concluiu, mantendo as insinuações contra Dal Bosco. Já o deputado democrata pediu que Juarez não usasse a CPI como espaço de desabafo em resposta às notícias veiculadas. Negou tráfico de influência. "Quero acreditar que sejam apenas suposições suas". Foi mais um capítulo da novela Sema. Novos episódios na próxima semana.
Comentários