Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 04 de Setembro de 2007 às 19:23

    Imprimir


O prefeito Wilson Santos participou na tarde desta segunda-feira, do “1º Encontro Estadual dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate as Endemias”. O evento, que reuniu servidores de vários municípios do estado, foi realizado com o intuito de discutir sobre a efetivação da categoria e também difundir a importância dos trabalhos realizados por eles. urante o encontro, o prefeito falou do projeto de lei nº 4.941/06 que regulamenta a profissão. “Cuiabá e uma das primeiras capitais a regularizar a categoria. É claro que ainda há muito que fazer em relação a essa profissão, mas já demos um importante passo, destacou Wilson informando que a lei já foi aprovada pela Câmara de Vereadores e segue para a procuradoria municipal, juntamente com o ministério público, para execução”.

O prefeito lembrou que foi em 1995, durante a gestão do então presidente Fernando Henrique, com a Emenda Constitucional 51, que essa profissão passou a ter visibilidade. Segundo Santos a saúde de Cuiabá deve muito aos Agentes Comunitários e aos Agentes de Combate a Endemias, pois “desenvolvem um trabalho muito importante na prevenção de doenças na capital”.

A presidente da associação dos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias, Dinorah Magalhães Arcanjo, elogiou a postura do prefeito de Cuiabá pela participação e importância dada aos eventos da classe. “Dificilmente encontramos um prefeito tão interessado em interagir com os servidores e, principalmente, preocupado em melhorar a situação trabalhista deles”.

Agentes – Ao todo, Cuiabá tem 350 Agentes Comunitários de Saúde e 315 Agentes de Combate a Endemias. O trabalho dos Agentes Comunitários é visitar as residências, orientar a população sobre Saúde, detectar casos de doentes que precisam de tratamento e encaminhá-los para a assistência médica na rede pública. Os Agentes de Endemias, ou Agentes da Dengue, também visitam residências e comércio, e orientam a população sobre o combate ao mosquito causador da doença.





Fonte: 24 Horas news

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/208439/visualizar/