Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 28 de Agosto de 2007 às 14:45

    Imprimir


O deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT) quer que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) interdite o uso do formol na composição de cosméticos, e implemente um controle mais rigoroso dos desinfetantes e saneantes que o contenham.

Segundo Bezerra, o formol vem sendo indevidamente utilizado em produtos de beleza, com sérios riscos à saúde e a integridade dos usuários. Há informações até mesmo de óbitos.

O formol (formaldeído), é um poderoso desinfetante de amplo uso industrial, comercial e doméstico. Mas, dependendo de sua concentração, é uma substância de alto potencial irritativo e tóxico. A Organização Mundial de Saúde identifica o produto como cancerígeno.

"Nossa proposta objetiva coibir o desvio do seu uso para finalidade diversas da original", observa o deputado. Ele lembra que o uso do formol com conservantes em itens de higiene pessoal em cosméticos, independente de sua concentração, é proibido em vários países.

A Anvisa sugere o uso de outras substâncias como o ácido tioglicólio, hidróxico de sódio, hidróxico de lítio, carbonato de guanidina e hidróxico de cálcio que praticamente oferecem os mesmos resultados obtidos com o uso do formol, sem os seus efeitos tóxicos.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/209455/visualizar/