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Aeronáutica faz relatório parcial sobre acidente da TAM
Um relatório preliminar do comando da Aeronáutica, obtido com exclusividade pelo Jornal Nacional, traz várias normas de segurança de vôo, tendo por base o acidente com o Airbus da TAM, em 17 de julho, no Aeroporto de Congonhas, Zona Sul de São Paulo. O documento foi encaminhado a diversas autoridades do setor aéreo, como a Anac e a Infraero, e à TAM.
Com base nos dados do Airbus A320, de prefixo PR-MBK, que explodiu, o acidente teria sido resultado de perda de controle no solo. Desta forma, os investigadores da comissão da Aeronáutica recomendam à Anac que as pistas de Congonhas sejam consideradas praticáveis apenas quando atenderem aos requisitos de resistência à derrapagem e que testes sejam feitos após o recapeamento.
Além disso, a Anac também deve avaliar os pousos e decolagens de aviões muito pesados, como o no caso do airbus da TAM, e dar segurança às operações.
A comissão pedirá à Infraero o início de obras nas pistas de Congonhas para restaurar os padrões de segurança quando o atrito estiver abaixo do previsto. À TAM, recomendará para que enfatize aos seus pilotos o fiel cumprimento da lista de procedimentos nos pousos e decolagens. A caixa-preta de dados do avião mostra que uma das manetes, as alavancas que controlam a aceleração das turbinas, ficou em um posição errada na hora do pouso.
No documento, não foi feita qualquer recomendação para a Airbus, a fabricante do avião, já que este não apresentou qualquer problema.
Caminho a ser seguido
O relatório preliminar foi divulgado a todos os envolvidos na investigação do acidente. O coronel Fernando Camargo, da Aeronáutica, não assina o documento, justamente por este ser apenas uma parte do relatório sobre o maior acidente da aviação brasileira.
Para especialistas, o conteúdo da minuta divulgada evidencia o caminho que será seguido pela investigação. “Quando ela faz recomendações à empresa aérea e faz recomendações à infra-estrutura aeroportuária, os indícios que ela possui são fortes o suficiente para levantar uma possibilidade desses fatores terem sido realmente presentes no acidente. Os fatores de atrito de pista e operação do avião", esclarece Jorge Barros, especialista em segurança de vôo.
Com base nos dados do Airbus A320, de prefixo PR-MBK, que explodiu, o acidente teria sido resultado de perda de controle no solo. Desta forma, os investigadores da comissão da Aeronáutica recomendam à Anac que as pistas de Congonhas sejam consideradas praticáveis apenas quando atenderem aos requisitos de resistência à derrapagem e que testes sejam feitos após o recapeamento.
Além disso, a Anac também deve avaliar os pousos e decolagens de aviões muito pesados, como o no caso do airbus da TAM, e dar segurança às operações.
A comissão pedirá à Infraero o início de obras nas pistas de Congonhas para restaurar os padrões de segurança quando o atrito estiver abaixo do previsto. À TAM, recomendará para que enfatize aos seus pilotos o fiel cumprimento da lista de procedimentos nos pousos e decolagens. A caixa-preta de dados do avião mostra que uma das manetes, as alavancas que controlam a aceleração das turbinas, ficou em um posição errada na hora do pouso.
No documento, não foi feita qualquer recomendação para a Airbus, a fabricante do avião, já que este não apresentou qualquer problema.
Caminho a ser seguido
O relatório preliminar foi divulgado a todos os envolvidos na investigação do acidente. O coronel Fernando Camargo, da Aeronáutica, não assina o documento, justamente por este ser apenas uma parte do relatório sobre o maior acidente da aviação brasileira.
Para especialistas, o conteúdo da minuta divulgada evidencia o caminho que será seguido pela investigação. “Quando ela faz recomendações à empresa aérea e faz recomendações à infra-estrutura aeroportuária, os indícios que ela possui são fortes o suficiente para levantar uma possibilidade desses fatores terem sido realmente presentes no acidente. Os fatores de atrito de pista e operação do avião", esclarece Jorge Barros, especialista em segurança de vôo.
Fonte:
G1
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/209530/visualizar/
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